sicnot

Perfil

Mundo

México pretende extraditar "El Chapo" para os EUA no início de 2017

O Governo mexicano pretende extraditar no início de 2017 para os Estados Unidos o narcotraficante Joaquín "El Chapo" , anunciou esta sexta-feira o comissário Nacional da Segurança, Renato Sales Heredia, numa entrevista a uma televisão.

"Esperamos (proceder à extradição) em janeiro ou fevereiro", disse Renato Sales Heredia em declaração à cadeia privada Televisa.

O pedido de extradição formulado por tribunais dos Estados Unidos e que indiciam o chefe do cartel de Sinaloa por morte e tráfico de droga está atualmente a cargo da justiça mexicana, que deve anunciar em breve a sua decisão.

José Refugio Rodríguez, advogado de "El Chapo", reagiu ao considerar que "será muito difícil que (a extradição ocorra) entre agora e janeiro".

Guzmán foi capturado em fevereiro de 2014 após 13 anos em fuga, mas escapou um ano mais tarde de prisão de máxima segurança de Altiplano, perto da Cidade do México, através de um túnel com 1,5 quilómetros, humilhando o Presidente Enrique Peña Nieto.

Após ser recapturado em janeiro no seu Estado natal de Sinaloa, foi enviado para a mesma prisão. Mas em maio foi transferido para outra prisão em Ciudad Juárez, uma cidade na fronteira com o Texas e que já foi considerada uma das cidades mais violentas do mundo devido às guerras entre cartéis.

Peña Nieto hesitou na extradição de Guzmán antes da sua fuga em julho de 2015, ao admitir preferiu um julgamento no México.

Mas após ter sido recapturado, o Presidente ordenou ao gabinete da procuradoria que acelerasse o processo de extradição.

Caso se concretize, aguarda-se um mega julgamento nos EUA para um homem cujo cartel tem sido acusado de numerosos assassinatos de fornecer toneladas de cocaína e outras drogas ao vasto mercado norte-americano.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC