sicnot

Perfil

Mundo

NATO pode formar forças locais para combater terrorismo

© David Mdzinarishvili / Reuter

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, defendeu esta sexta-feira em Roma que a aliança possa formar forças locais nos países do seu flanco sul e leste devido à ameaça terrorista e como alternativa ao envio de tropas.

Considerou que "a longo prazo é muito melhor construir capacidades locais, treinar forças locais" para se ser eficaz no combate ao terrorismo, dando os exemplos da formação de militares jordanos e iraquianos.

Stoltenberg insistiu que essa é uma "estratégia muito mais viável na luta contra o terrorismo que o destacamento de um grande número de forças de combate" da NATO.

O responsável falava na iniciativa para assinalar o 50.º aniversário da fundação do Colégio de Defesa da NATO, com sede em Roma, tendo também destacado a importância do "diálogo político" com os países do Médio Oriente e do norte de África.

"É importante porque enfrentamos os mesmos desafios de segurança", disse, adiantando que aqueles países apoiam a Aliança Atlântica através da "cooperação prática".

Lusa

  • PS acusa PSD e CDS de falta de agenda política
    1:01

    Caso CGD

    O PS considera o anúncio desta nova comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos um ataque doentio de PSD e CDS ao ministro das Finanças, que visa apenas desviar as atenções dos bons resultados da economia portuguesa. O deputado socialista João Paulo Correia diz que falta agenda política aos partidos de direita.

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que as lésbicas

    Mundo

    As mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que as lésbicas ou bissexuais, ou mesmo que todos os homens hetero, homo ou bissexuais. O estudo que dá conta desta realidade revela também o que fazer para aumentar as hipóteses de uma mulher alcançar um orgasmo.