sicnot

Perfil

Mundo

Neonazi morto em 2011 ligado a assassinato de rapariga na Alemanha

As investigações para tentar localizar Peggy, de 9 anos, começaram em 2001, ano em que a rapariga desapareceu enquanto fazia o percurso entre casa e a escola.

DR

As autoridades alemãs encontraram vestígios de ADN de um militante neonazi, que morreu em 2011, nos restos mortais de Peggy Knobloch, descobertos em julho no Estado germânico da Baviera.

As investigações para tentar localizar Peggy, de 9 anos, começaram em 2001, ano em que a rapariga desapareceu enquanto fazia o percurso entre casa e a escola.

As autoridades estão agora a tentar perceber porque é que o ADN de Uwe Boehnhardt, antigo membro de um partido nacionalista de inspiração neonazi, que matou nove estrangeiros (todos de origem grega e turca) e uma agente da polícia entre 2000 e 2007, apareceu no corpo da menina.

Uma mulher ligada a Uwe Boehnhardt está em tribunal. Beate Zschaepe, que alegadamente também pertencia à célula neonazi, é acusada de estar envolvida nesses crimes, algo que a mulher nega.

A polícia não descarta nenhum cenário e está a tentar perceber se houve uma contaminação acidental das provas, pelo facto dos corpos de Peggy Knobloch e Uwe Boehnhardt terem sido examinados no mesmo laboratório. Outra teoria é a de que Boehnhardt possa ter dado algo ao homicida.

De qualquer maneira, as autoridades não dão a investigação por concluída e continuam à procura do assassino da criança. Vários pedófilos viveriam perto da zona onde Peggy morava, no norte da Baviera.

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugueses passam mais de oito horas por semana ao volante
    0:59

    País

    Os portugueses gastam, em média, oito horas em deslocações durante a semana. Um estudo do Observatório Europeu da Mobilidade, divulgado hoje, diz ainda que a grande maioria prefere o automóvel como meio de transporte. Entre os países europeus, Portugal é líder na utilização do carro para deslocação para o trabalho.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • PCP abre debate quizenal com assuntos laborais e sociais

    País

    Um dia depois da sessão solene do 25 de Abril, os deputados regressam hoje ao parlamento para mais um debate quinzenal com o primeiro-ministro, que será seguido por uma discussão sobre o Conselho Europeu extraordinário de sábado. Acompanhe aqui em direto às 15h00 e Minuto a Minuto.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.