sicnot

Perfil

Mundo

Neonazi morto em 2011 ligado a assassinato de rapariga na Alemanha

As investigações para tentar localizar Peggy, de 9 anos, começaram em 2001, ano em que a rapariga desapareceu enquanto fazia o percurso entre casa e a escola.

DR

As autoridades alemãs encontraram vestígios de ADN de um militante neonazi, que morreu em 2011, nos restos mortais de Peggy Knobloch, descobertos em julho no Estado germânico da Baviera.

As investigações para tentar localizar Peggy, de 9 anos, começaram em 2001, ano em que a rapariga desapareceu enquanto fazia o percurso entre casa e a escola.

As autoridades estão agora a tentar perceber porque é que o ADN de Uwe Boehnhardt, antigo membro de um partido nacionalista de inspiração neonazi, que matou nove estrangeiros (todos de origem grega e turca) e uma agente da polícia entre 2000 e 2007, apareceu no corpo da menina.

Uma mulher ligada a Uwe Boehnhardt está em tribunal. Beate Zschaepe, que alegadamente também pertencia à célula neonazi, é acusada de estar envolvida nesses crimes, algo que a mulher nega.

A polícia não descarta nenhum cenário e está a tentar perceber se houve uma contaminação acidental das provas, pelo facto dos corpos de Peggy Knobloch e Uwe Boehnhardt terem sido examinados no mesmo laboratório. Outra teoria é a de que Boehnhardt possa ter dado algo ao homicida.

De qualquer maneira, as autoridades não dão a investigação por concluída e continuam à procura do assassino da criança. Vários pedófilos viveriam perto da zona onde Peggy morava, no norte da Baviera.

  • "Tudo o que se está a passar no Sporting tem um único responsável: Bruno de Carvalho"
    7:08
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC

  • Parabéns! Portugal faz hoje 839 anos

    País

    É dia de cantar os parabéns. Portugal celebra esta quarta-feira 839 anos, depois de a 23 de maio de 1179 o Papa Alexandre III ter emitido a bula "Manifestis Probatum" onde reconhece o território como reino independente.

    SIC

  • Cachalote-pigmeu morreu pouco tempo depois de dar à costa em Lisboa
    1:13
  • Presidente da República apoia reforma "quanto antes" do Tribunal de Contas
    1:13

    País

    O Presidente da República defendeu esta manhã uma reforma do Tribunal de Contas para que se adeque a lei que prevê o controlo das entidades públicas. Para Marcelo Rebelo de Sousa, se a lei der melhores meios de controlo e for de mais rápida aplicação, vai dissuadir casos de má gestão de dinheiros públicos que acabam por resultar em crimes.

  • PSD compara SNS a um "cenário de guerra", Centeno desdramatiza
    2:44

    Economia

    O ministro das Finanças esteve esta amanhã no Parlamento e voltou a não comprometer-se com aumentos salariais na função pública no próximo ano. Deu mesmo a entender que a medida não é prioritária. A discussão passou também pelo Serviço Nacional de Saúde. Centeno desdramatizou as carências mas o PSD comparou o que s passa a um cenário de guerra.