sicnot

Perfil

Mundo

Obama diz que "a própria democracia" está em jogo nas Presidenciais

O chefe de Estado sublinhou que cada voto "conta" e alertou contra a estratégia que, na sua opinião, Donald Trump está a promover, ao criar um clima político "tóxico" para dissuadir os cidadãos a irem às urnas.

© Carlos Barria / Reuters

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, alertou esta sexta-feira durante uma ação de campanha da candidata presidencial democrata, Hillary Clinton, que "a própria democracia" está em jogo nas eleições do próximo dia 8 de novembro.

A menos de um mês do ato eleitoral, o chefe de Estado norte-americano marcou presença pelo segundo dia consecutivo na campanha da candidata democrata à Casa Branca.

Num encontro em Cleveland (Ohio), Obama recordou que muitas vezes perguntam aos eleitores que apoiam o candidato presidencial republicano, Donald Trump, o que eles têm a perder com tal apoio.

"A resposta é tudo", frisou Obama, salientando o risco de "atirar para a janela" todos os progressos alcançados nos últimos oito anos.

No boletim de voto, segundo Barack Obama, também estarão inscritos valores como "respeito" ou "igualdade".

O chefe de Estado sublinhou que cada voto "conta" e alertou contra a estratégia que, na sua opinião, Donald Trump está a promover, ao criar um clima político "tóxico" para dissuadir os cidadãos a irem às urnas.

Obama destacou que o Estado do Ohio (um 'swing state', estados que não têm uma tendência de voto definida e que podem decidir uma eleição) foi sempre um território muito renhido e incentivou os habitantes daquele estado a aproveitarem o voto por antecipação, que começou naquela região na última quarta-feira.

Segundo dados divulgados hoje pelo 'site' RealClearPolitics, que elabora uma média das sondagens divulgadas nos Estados Unidos, Hillary Clinton e Donald Trump estavam praticamente empatados no Ohio, com 44% e 42,2%, respetivamente, das intenções de voto.

Barack Obama reiterou ainda que Trump tem mostrado que não tem o "carácter" nem a "honestidade básica" para ser o próximo Presidente do país e apresentou a ex-secretária de Estado como uma das pessoas "mais inteligentes" que alguma vez concorreu à Casa Branca.

Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.