sicnot

Perfil

Mundo

Obama diz que "a própria democracia" está em jogo nas Presidenciais

O chefe de Estado sublinhou que cada voto "conta" e alertou contra a estratégia que, na sua opinião, Donald Trump está a promover, ao criar um clima político "tóxico" para dissuadir os cidadãos a irem às urnas.

© Carlos Barria / Reuters

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, alertou esta sexta-feira durante uma ação de campanha da candidata presidencial democrata, Hillary Clinton, que "a própria democracia" está em jogo nas eleições do próximo dia 8 de novembro.

A menos de um mês do ato eleitoral, o chefe de Estado norte-americano marcou presença pelo segundo dia consecutivo na campanha da candidata democrata à Casa Branca.

Num encontro em Cleveland (Ohio), Obama recordou que muitas vezes perguntam aos eleitores que apoiam o candidato presidencial republicano, Donald Trump, o que eles têm a perder com tal apoio.

"A resposta é tudo", frisou Obama, salientando o risco de "atirar para a janela" todos os progressos alcançados nos últimos oito anos.

No boletim de voto, segundo Barack Obama, também estarão inscritos valores como "respeito" ou "igualdade".

O chefe de Estado sublinhou que cada voto "conta" e alertou contra a estratégia que, na sua opinião, Donald Trump está a promover, ao criar um clima político "tóxico" para dissuadir os cidadãos a irem às urnas.

Obama destacou que o Estado do Ohio (um 'swing state', estados que não têm uma tendência de voto definida e que podem decidir uma eleição) foi sempre um território muito renhido e incentivou os habitantes daquele estado a aproveitarem o voto por antecipação, que começou naquela região na última quarta-feira.

Segundo dados divulgados hoje pelo 'site' RealClearPolitics, que elabora uma média das sondagens divulgadas nos Estados Unidos, Hillary Clinton e Donald Trump estavam praticamente empatados no Ohio, com 44% e 42,2%, respetivamente, das intenções de voto.

Barack Obama reiterou ainda que Trump tem mostrado que não tem o "carácter" nem a "honestidade básica" para ser o próximo Presidente do país e apresentou a ex-secretária de Estado como uma das pessoas "mais inteligentes" que alguma vez concorreu à Casa Branca.

Lusa

  • Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já têm cadastro
    1:59

    Crise no Sporting

    Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já foram condenados por 22 crimes que cometeram no passado, mas nunca nenhum deles cumpriu pena de prisão ou prisão domiciliária. O juiz decretou a prisão preventiva na sequência das agressões à equipa do Sporting por entender que se tratou de um comportamento chocante, terrorista e a perversão do espírito desportivo.

  • Está a pensar ir à praia? Não se esqueça do guarda-chuva
    0:43
  • Abate de animais nos canis proibido a partir de setembro
    1:35

    País

    O abate de animais nos canis passa a ser proibido a partir de setembro. Só em 2017, foram mortos cerca de 12 mil cães e gatos, uma média de um abate por hora. O Governo lançou um programa de incentivos financeiros de um milhão de euros, que ainda está a decorrer.

  • Cabazes solidários oferecidos pelo Governo encontrados no lixo
    0:57
  • Colheita da cereja já arrancou no Fundão
    1:54

    País

    A colheita das primeiras cerejas da época já começou no Fundão. A campanha atrasou um mês em relação a anos anteriores, por causa do inverno que se prolongou, mas os produtores garantem que o fruto é de qualidade.