sicnot

Perfil

Mundo

Presidente da Colômbia estende cessar-fogo com FARC até 31 de dezembro

O Presidente da Colômbia Juan Manuel Santos anunciou na quinta-feira que o cessar-fogo do país com as FARC foi alargado até 31 de dezembro, mas disse esperar chegar a "um novo acordo" de paz antes dessa data.

"Tomei esta decisão de estender o cessar-fogo até 31 de dezembro. Que seja claro: isto não é um ultimato ou um prazo, mas espero que todo o processo para obter um novo acordo seja completado muito antes disso", disse Santos, em declarações transmitidas pela televisão.

Os colombianos rejeitaram a 02 de outubro, num referendo, o acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), com o "não" a reunir 50,21% dos votos.

O acordo foi assinado a 26 de setembro pelo Presidente da Colômbia e o líder da guerrilha, Rodrigo Londoño, conhecido como Timochenko.

Juan Manuel Santos foi este mês distinguido com o prémio Nobel da Paz por causa do acordo de paz que conseguiu com as FARC.

Lusa

  • "Toda a transparência" para os "amigos portugueses"
    0:54
  • Turistas à volta da Lua em 2018
    1:21
  • Bastidores do sambódromo: um espétaculo à parte
    3:22

    Mundo

    Por detrás da alegria do desfile das escolas de samba, há a tensão e a adrenalina dos bastidores do sambódromo. A preparação antes da entrada na avenida é um espetáculo à parte como mostra a correspondente da SIC, no Rio de Janeiro, Ivani Flora

    Correspondente SIC

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06