sicnot

Perfil

Mundo

Número de mortos em ataque suicida no Iraque sobe para 35

Karim Kadim

Pelo menos 35 pessoas morreram e 65 ficaram feridas num atentado suicida perpetrado este sábado contra fiéis xiitas que comemoravam a Ashura em Bagdade e que foi reivindicado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

Fonte da polícia iraquiana disse à agência Efe que o suicida detonou o cinto de explosivos que levava preso ao corpo numa tenda instalada para estas celebrações num mercado do bairro de Al Shaab, no noroeste da capital e de maioria xiita.

O Daesh assumiu a autoria do atentado contra os "apóstatas", como se refere aos xiitas, num comunicado difundido em fóruns extremistas cuja autenticidade não pôde ser verificada.

Os jihadistas explicaram que o suicida "conseguiu irromper e detonar o seu colete explosivo no meio de um grupo de apóstatas", causando um total de cem mortos e feridos.

Por seu lado, a agência Amaq, vinculada aos extremistas, afirmou que a "operação de martírio" resultou em 40 mortos.

As forças de segurança iraquianas cercaram a zona do mercado Al Shaab, perante o receio de serem cometidos novos ataques.

Os atentados extremistas sunitas contra fiéis xiitas são habituais no Iraque durante a Ashura e causaram a morte a centenas de pessoas nos últimos 10 anos.

A Ashura comemora o aniversário do martírio do iman Husein, neto do profeta Maomé, que morreu no ano 680 às mãos das tropas do califa Yazid (líder do ramo sunita do Islão).

Com Lusa

  • "Estamos prontos a lutar contra o Daesh"
    0:31

    Mundo

    A Turquia garante que vão ajudar o Iraque a defender Mossul contra um ataque do Daesh. O Presidente turco lembra que esta cidade estratégica, no norte do Iraque, não pode cair nas mãos de terroristas.

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugueses passam mais de oito horas por semana ao volante
    0:59

    País

    Os portugueses gastam, em média, oito horas em deslocações durante a semana. Um estudo do Observatório Europeu da Mobilidade, divulgado hoje, diz ainda que a grande maioria prefere o automóvel como meio de transporte. Entre os países europeus, Portugal é líder na utilização do carro para deslocação para o trabalho.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • PCP abre debate quizenal com assuntos laborais e sociais

    País

    Um dia depois da sessão solene do 25 de Abril, os deputados regressam hoje ao parlamento para mais um debate quinzenal com o primeiro-ministro, que será seguido por uma discussão sobre o Conselho Europeu extraordinário de sábado. Acompanhe aqui em direto às 15h00 e Minuto a Minuto.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.