sicnot

Perfil

Mundo

Rebeldes apoiados por Ancara retiram controlo de Dabiq ao Daesh

Rebeldes sírios apoiados pela Turquia assumiram hoje o controlo da cidade de Dabiq, próxima da fronteira sirio-turca, que tinha estado até agora nas mãos de 'jihadistas' do Daesh, segundo uma ONG.


"Os rebeldes assumiram o controlo de Dabiq depois da retirada da localidade de 'jihadistas' do EI", afirmou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, que dispõe de uma vasta rede de fontes na Síria.

Entretanto foi agendada nova reunião internacional sobre a Síria.

Depois do fracasso de sábado da tentativa de negociação impulsionada pelos Estados Unidos em Lausana (Suíça) para alcançar algum tipo de acordo que ponha fim à ofensiva sobre a castigada cidade síria de Alepo, Londres é a cidade que se segue.

A reunião acontece em Londres e junta representantes de vários países, incluindo o secretário de Estado norte americano.

O encontro vai ser mediado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Boris Johnson. Jonh Kerry vai procurar apoio dos parceiros europeus para alcançar um cessar fogo na Síria. Isto numa altura em que as relações entre os Estados Unidos e a Rússia sobre a matéria têm estado tensas.

  • Enfermeiros especialistas em saúde materna retomam protesto 

    País

    Os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia voltam quinta-feira de manhã a interromper as funções especializadas, o que pode afetar blocos de parto e maternidades. Queixam-se de "falta de resposta política adequada" e "ausência de acordos sérios".

  • Cristas vaiada em bairro de Chelas
    1:44

    Autárquicas 2017

    Assunção Cristas promete mudanças na Gebalis, a empresa municipal que gere os bairros sociais em Lisboa. Esta manhã, a candidata do CDS à câmara visitou um bairro de Chelas, onde foi vaiada por alguns populares.

  • Prestação da casa aumenta pela primeira vez desde 2014
    1:17

    Economia

    Pela primeira vez em três anos, as taxas de juro do crédito à habitação, estão a subir. A subida é de apenas 1 euro, mas é a primeira desde 2014, depois de em maio deste ano ter estabilizado e em junho ter descido. A justificação para este aumento é a evolução das taxas euribor.

  • "Em vez de ajudarem, estavam a tirar fotos dela a morrer"
    1:13
  • Criança irrequieta domina noticiário britânico
    1:19