sicnot

Perfil

Mundo

Rebeldes apoiados por Ancara retiram controlo de Dabiq ao Daesh

Rebeldes sírios apoiados pela Turquia assumiram hoje o controlo da cidade de Dabiq, próxima da fronteira sirio-turca, que tinha estado até agora nas mãos de 'jihadistas' do Daesh, segundo uma ONG.


"Os rebeldes assumiram o controlo de Dabiq depois da retirada da localidade de 'jihadistas' do EI", afirmou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, que dispõe de uma vasta rede de fontes na Síria.

Entretanto foi agendada nova reunião internacional sobre a Síria.

Depois do fracasso de sábado da tentativa de negociação impulsionada pelos Estados Unidos em Lausana (Suíça) para alcançar algum tipo de acordo que ponha fim à ofensiva sobre a castigada cidade síria de Alepo, Londres é a cidade que se segue.

A reunião acontece em Londres e junta representantes de vários países, incluindo o secretário de Estado norte americano.

O encontro vai ser mediado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Boris Johnson. Jonh Kerry vai procurar apoio dos parceiros europeus para alcançar um cessar fogo na Síria. Isto numa altura em que as relações entre os Estados Unidos e a Rússia sobre a matéria têm estado tensas.

  • Explosão em restaurante no Canadá causa pelo menos 15 feridos, 3 graves
    0:56

    Mundo

    Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas numa explosão em Mississauga, Ontário, no Canadá. Três vítimas estão em estado grave. Os feridos foram levados para o hospital. De acordo com as autoridades, a explosão foi causada por dois homens, com cerca de 20 anos, num restaurante indiano, que fugiram do local depois do ataque. A zona foi evacuada e a polícia está a investigar o caso.

    Em atualização

  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.

  • Gonçalo Guedes: o menino franzino que jogava mais que os outros em Benavente
    8:47
  • Juiz impede acesso a informações bancárias e e-mails de António Mexia
    1:50

    País

    No inquérito crime que investiga a EDP, continua um braço de ferro entre o Ministério Público e o juiz de instrução. O magistrado voltou a negar o acesso a informações bancárias e a e-mails de António Mexia, que constavam dos processos da Operação Marquês e do universo Espírito Santo.

  • Universidade de Coimbra não retira Honoris Causa a Lula
    3:30
  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC