sicnot

Perfil

Mundo

Casa onde Hitler nasceu vai ser demolida

© Reuters

O governo austríaco anunciou que a casa onde Adolf Hitler nasceu vai ser demolida. No mesmo local, que atrai regularmente neonazis, será construído um novo edifício, acabando assim a batalha jurídica que durou anos.

"É necessária uma remodelação arquitetónica completa para impedir permanentemente o reconhecimento e o simbolismo do edifício", disse o ministro do Interior Wolfgang Sobotka. O novo edifício poderá ter uma utilização "caritativa ou administativa", acrescentou o ministro.

Apesar de ainda estar sujeita a aprovação no Parlamento, o ministro do Interior disse que a demolição foi recomendada por uma comissão nomeada pelo Governo. A data de apresentação do projeto de lei ainda não foi divulgada.

A grande casa de fachada amarela, onde Hitler nasceu a 20 de abril de 1889, está vazia desde 2011, data em que o governo se envolveu numa batalha judiciária com a atual proprietária, Gerlinde Pommer, uma habitante da cidade cuja família possui o imóvel há mais de um século.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.