sicnot

Perfil

Mundo

Casa onde Hitler nasceu vai ser demolida

© Reuters

O governo austríaco anunciou que a casa onde Adolf Hitler nasceu vai ser demolida. No mesmo local, que atrai regularmente neonazis, será construído um novo edifício, acabando assim a batalha jurídica que durou anos.

"É necessária uma remodelação arquitetónica completa para impedir permanentemente o reconhecimento e o simbolismo do edifício", disse o ministro do Interior Wolfgang Sobotka. O novo edifício poderá ter uma utilização "caritativa ou administativa", acrescentou o ministro.

Apesar de ainda estar sujeita a aprovação no Parlamento, o ministro do Interior disse que a demolição foi recomendada por uma comissão nomeada pelo Governo. A data de apresentação do projeto de lei ainda não foi divulgada.

A grande casa de fachada amarela, onde Hitler nasceu a 20 de abril de 1889, está vazia desde 2011, data em que o governo se envolveu numa batalha judiciária com a atual proprietária, Gerlinde Pommer, uma habitante da cidade cuja família possui o imóvel há mais de um século.

  • "Almaraz: Uma bomba-relógio aqui ao lado"
    1:56
  • S. João do Porto sem balões
    2:36

    País

    No Porto, milhares de pessoas foram para a rua festejar o São João. Este ano houve tolerância zero no lançamento de balões, por causa do risco de incêndio. O fogo de artifício começou com mais de 15 minutos de atraso.

  • Mais de 100 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.