sicnot

Perfil

Mundo

Casa onde Hitler nasceu vai ser demolida

© Reuters

O governo austríaco anunciou que a casa onde Adolf Hitler nasceu vai ser demolida. No mesmo local, que atrai regularmente neonazis, será construído um novo edifício, acabando assim a batalha jurídica que durou anos.

"É necessária uma remodelação arquitetónica completa para impedir permanentemente o reconhecimento e o simbolismo do edifício", disse o ministro do Interior Wolfgang Sobotka. O novo edifício poderá ter uma utilização "caritativa ou administativa", acrescentou o ministro.

Apesar de ainda estar sujeita a aprovação no Parlamento, o ministro do Interior disse que a demolição foi recomendada por uma comissão nomeada pelo Governo. A data de apresentação do projeto de lei ainda não foi divulgada.

A grande casa de fachada amarela, onde Hitler nasceu a 20 de abril de 1889, está vazia desde 2011, data em que o governo se envolveu numa batalha judiciária com a atual proprietária, Gerlinde Pommer, uma habitante da cidade cuja família possui o imóvel há mais de um século.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.