sicnot

Perfil

Mundo

Mães a partir dos 40 com mais probabilidade de ter bebés saudáveis se recorrerem à fertilização in vitro

As mulheres com 40 anos ou mais têm maior proabilidade de ter bebés saudáveis se recorrerem à fertilização in vitro (IVF). Esta é a conclusão de uma investigação realizada na Universidade de Adelaide, na Austrália, que estudou 300 mil nascimentos entre 1986 e 2002, no sul do país.

A pesquisa concluiu que as mulheres com 40 anos ou mais que concebiam de modo natural tinham mais do dobro de probabilidade de ter filhos com alguma deficiência do que as mães com a mesma idade que concebiam com recurso a métodos de reprodução assistida.

Os cientistas consideram que a descoberta "notável" pode explicar-se pela estimulação hormonal provocada pela IVF, que pretende reverter o declínio na ovulação que acontece à medida que a mulher envelhece.

© Kacper Pempel / Reuters

"Está a ocorrer algo extraordinário com as mulheres na casa dos 40 que estão a submeter-se à procriação medicamente assistida", considera Michael Davies, responsável pela investigação, em declarações ao The Telegraph.

"Há alguns aspetos do tratamento por IVF, em particular, que podem estar a ajudar as mulheres mais velhas a recuperar vários aspetos da processo maternal, no qual observamos uma fase de transição por volta dos 35 anos, o que aumenta o risco do nascimento de bebés com deficiência".

"Ainda estamos à procura do que realmente acontece, mas pode estar relacionado com a estimulação hormonal que ajuda a reverter o processo de declínio na produção de óvulos, que acontece com a idade", explica Michael Davies.

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.