sicnot

Perfil

Mundo

Mães a partir dos 40 com mais probabilidade de ter bebés saudáveis se recorrerem à fertilização in vitro

As mulheres com 40 anos ou mais têm maior proabilidade de ter bebés saudáveis se recorrerem à fertilização in vitro (IVF). Esta é a conclusão de uma investigação realizada na Universidade de Adelaide, na Austrália, que estudou 300 mil nascimentos entre 1986 e 2002, no sul do país.

A pesquisa concluiu que as mulheres com 40 anos ou mais que concebiam de modo natural tinham mais do dobro de probabilidade de ter filhos com alguma deficiência do que as mães com a mesma idade que concebiam com recurso a métodos de reprodução assistida.

Os cientistas consideram que a descoberta "notável" pode explicar-se pela estimulação hormonal provocada pela IVF, que pretende reverter o declínio na ovulação que acontece à medida que a mulher envelhece.

© Kacper Pempel / Reuters

"Está a ocorrer algo extraordinário com as mulheres na casa dos 40 que estão a submeter-se à procriação medicamente assistida", considera Michael Davies, responsável pela investigação, em declarações ao The Telegraph.

"Há alguns aspetos do tratamento por IVF, em particular, que podem estar a ajudar as mulheres mais velhas a recuperar vários aspetos da processo maternal, no qual observamos uma fase de transição por volta dos 35 anos, o que aumenta o risco do nascimento de bebés com deficiência".

"Ainda estamos à procura do que realmente acontece, mas pode estar relacionado com a estimulação hormonal que ajuda a reverter o processo de declínio na produção de óvulos, que acontece com a idade", explica Michael Davies.

  • Fogos em OIeiros concentram mais meios

    País

    Os fogos em Oleiros, no distrito de Castelo Branco, são os mais preocupantes esta manhã para a Proteção Civil. São dois incêndios que mobilizam cerca de quinhentos bombeiros.

    Em atualização

  • Mulher muçulmana agredida por jovens em Madrid

    Mundo

    Uma mulher muçulmana de 38 anos ficou ferida depois de ter sido agredida por "dois ou três jovens" na quarta-feira junto à entrada da estação de metropolitano de Usera, em Madrid, disse hoje à Efe a Polícia Municipal.

  • Tufão Hato fez 16 mortos na China e Macau
    1:20
  • Festival EDP Vilar de Mouros começa hoje
    2:56

    Cultura

    Começa hoje o EDP Vilar de Mouros. O festival, que já tem mais 30% de bilhetes vendidos do que no ano passado, vai começar com a banda britânica The Veils. Capitão Fausto e Salvador Sobral são apenas dois dos nomes portugueses que vão marcar presença num evento que conta também com diversos artistas estrangeiros. A jornalista da SIC, Sílvia Lima Rato, falou com Paulo Ventura, da organização, e antecipa os destaques do cartaz do festival que decorre até sábado.

  • Porto Editora disponível para rever exercícios que possam ser discriminatórios
    2:16
  • Novo SUV da Volkswagen produzido na Autoeuropa
    1:09