sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 50 cientistas iniciam expedição à Antártida em dezembro

© Reuters Staff / Reuters

Mais de 50 cientistas de 30 países iniciam em dezembro uma expedição de três meses a bordo de um navio de pesquisa russo à volta da Antártida para procurar respostas para os efeitos das alterações climáticas.

A equipa, com 55 cientistas, vai deixar a África do Sul a bordo do quebra-gelo russo a 20 de dezembro, devendo regressar àquele país a 18 de março.

Os organizadores da Expedição Circumpolar à Antártica visam incentivar a cooperação científica para determinar a influência do homem no Oceano Antártico.

"Os cientistas vão realizar trabalho multidisciplinar, desde a biologia à climatologia", para o bem deste continente e do seu futuro, afirmaram os organizadores que lançaram oficialmente o projeto hoje em Londres.

Durante os três meses de expedição, os cientistas vão visitar uma série de ilha em redor da Antártida, para analisar as mudanças que estão a acontecer em redor daquela região.

Lusa

  • Vulcão em erupção nas ilhas Heard e McDonald
    0:21

    Mundo

    Um vulcão entrou em erupção nas ilhas australianas Heard e McDonald, localizadas a norte da Antártida. O vulcão Big Ben é a maior montanha do território e entrou em erupção pelo menos três vezes desde 2000. As imagens desta última foram captadas por uma equipa de cientistas durante uma expedição de 58 dias na zona. De acordo com os especialistas, o incidente não tem qualquer gravidade, foi apenas uma agradável surpresa para quem por lá passava e pôde assim assistir à força da natureza.

  • Explorador britânico morre ao tentar atravessar a Antártida
    1:29

    Mundo

    Um explorador britânico, que estava a tentar atravessar a Antártida sozinho a pé, foi resgatado e operado de emergência, mas acabou por morrer. Henry Worsley estava apenas a 48 quilómetros de atingir o objetivo mas infeção impediu-o de continuar. Se tivesse conseguido, Worsley seria a primeira pessoa a realizar a travessia a pé, sozinho e sem assistência.

  • Grande Reportagem: Laboratório Antártida
    2:35

    Grande Reportagem SIC

    Investigadores de todo o mundo veem na Antártida um excecional laboratório natural para obterem respostas sobre o passado, o presente e o futuro da humanidade. A Grande Reportagem viajou até à ilha do Rei Jorge e mostra-lhe hoje o que leva cientistas de vários países, incluindo portugueses, a uma das regiões mais inóspitas mas também mais fascinantes do planeta.

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.