sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 50 cientistas iniciam expedição à Antártida em dezembro

© Reuters Staff / Reuters

Mais de 50 cientistas de 30 países iniciam em dezembro uma expedição de três meses a bordo de um navio de pesquisa russo à volta da Antártida para procurar respostas para os efeitos das alterações climáticas.

A equipa, com 55 cientistas, vai deixar a África do Sul a bordo do quebra-gelo russo a 20 de dezembro, devendo regressar àquele país a 18 de março.

Os organizadores da Expedição Circumpolar à Antártica visam incentivar a cooperação científica para determinar a influência do homem no Oceano Antártico.

"Os cientistas vão realizar trabalho multidisciplinar, desde a biologia à climatologia", para o bem deste continente e do seu futuro, afirmaram os organizadores que lançaram oficialmente o projeto hoje em Londres.

Durante os três meses de expedição, os cientistas vão visitar uma série de ilha em redor da Antártida, para analisar as mudanças que estão a acontecer em redor daquela região.

Lusa

  • Vulcão em erupção nas ilhas Heard e McDonald
    0:21

    Mundo

    Um vulcão entrou em erupção nas ilhas australianas Heard e McDonald, localizadas a norte da Antártida. O vulcão Big Ben é a maior montanha do território e entrou em erupção pelo menos três vezes desde 2000. As imagens desta última foram captadas por uma equipa de cientistas durante uma expedição de 58 dias na zona. De acordo com os especialistas, o incidente não tem qualquer gravidade, foi apenas uma agradável surpresa para quem por lá passava e pôde assim assistir à força da natureza.

  • Explorador britânico morre ao tentar atravessar a Antártida
    1:29

    Mundo

    Um explorador britânico, que estava a tentar atravessar a Antártida sozinho a pé, foi resgatado e operado de emergência, mas acabou por morrer. Henry Worsley estava apenas a 48 quilómetros de atingir o objetivo mas infeção impediu-o de continuar. Se tivesse conseguido, Worsley seria a primeira pessoa a realizar a travessia a pé, sozinho e sem assistência.

  • Grande Reportagem: Laboratório Antártida
    2:35

    Grande Reportagem SIC

    Investigadores de todo o mundo veem na Antártida um excecional laboratório natural para obterem respostas sobre o passado, o presente e o futuro da humanidade. A Grande Reportagem viajou até à ilha do Rei Jorge e mostra-lhe hoje o que leva cientistas de vários países, incluindo portugueses, a uma das regiões mais inóspitas mas também mais fascinantes do planeta.

  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39
  • "Há sobretudo um fosso entre o discurso que Trump faz e os de Obama"
    6:13

    Opinião

    Cândida Pinto e Ricardo Costa analisaram a tomada de posse de Donald Trump. O diretor de informação da SIC disse que o discurso de Trump "mexe com a sua base de apoio" e defende que "a grande questão não vai ser a relação com a Rússia, mas sim com a China". Já a Editora de internacional disse que o discurso foi "voltado para dentro, nacionalista, partidarista, com ataque à elite de Washington".

    Ricardo Costa e Cândida Pinto

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.