sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 50 cientistas iniciam expedição à Antártida em dezembro

© Reuters Staff / Reuters

Mais de 50 cientistas de 30 países iniciam em dezembro uma expedição de três meses a bordo de um navio de pesquisa russo à volta da Antártida para procurar respostas para os efeitos das alterações climáticas.

A equipa, com 55 cientistas, vai deixar a África do Sul a bordo do quebra-gelo russo a 20 de dezembro, devendo regressar àquele país a 18 de março.

Os organizadores da Expedição Circumpolar à Antártica visam incentivar a cooperação científica para determinar a influência do homem no Oceano Antártico.

"Os cientistas vão realizar trabalho multidisciplinar, desde a biologia à climatologia", para o bem deste continente e do seu futuro, afirmaram os organizadores que lançaram oficialmente o projeto hoje em Londres.

Durante os três meses de expedição, os cientistas vão visitar uma série de ilha em redor da Antártida, para analisar as mudanças que estão a acontecer em redor daquela região.

Lusa

  • Vulcão em erupção nas ilhas Heard e McDonald
    0:21

    Mundo

    Um vulcão entrou em erupção nas ilhas australianas Heard e McDonald, localizadas a norte da Antártida. O vulcão Big Ben é a maior montanha do território e entrou em erupção pelo menos três vezes desde 2000. As imagens desta última foram captadas por uma equipa de cientistas durante uma expedição de 58 dias na zona. De acordo com os especialistas, o incidente não tem qualquer gravidade, foi apenas uma agradável surpresa para quem por lá passava e pôde assim assistir à força da natureza.

  • Explorador britânico morre ao tentar atravessar a Antártida
    1:29

    Mundo

    Um explorador britânico, que estava a tentar atravessar a Antártida sozinho a pé, foi resgatado e operado de emergência, mas acabou por morrer. Henry Worsley estava apenas a 48 quilómetros de atingir o objetivo mas infeção impediu-o de continuar. Se tivesse conseguido, Worsley seria a primeira pessoa a realizar a travessia a pé, sozinho e sem assistência.

  • Grande Reportagem: Laboratório Antártida
    2:35

    Grande Reportagem SIC

    Investigadores de todo o mundo veem na Antártida um excecional laboratório natural para obterem respostas sobre o passado, o presente e o futuro da humanidade. A Grande Reportagem viajou até à ilha do Rei Jorge e mostra-lhe hoje o que leva cientistas de vários países, incluindo portugueses, a uma das regiões mais inóspitas mas também mais fascinantes do planeta.

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.