sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 50 cientistas iniciam expedição à Antártida em dezembro

© Reuters Staff / Reuters

Mais de 50 cientistas de 30 países iniciam em dezembro uma expedição de três meses a bordo de um navio de pesquisa russo à volta da Antártida para procurar respostas para os efeitos das alterações climáticas.

A equipa, com 55 cientistas, vai deixar a África do Sul a bordo do quebra-gelo russo a 20 de dezembro, devendo regressar àquele país a 18 de março.

Os organizadores da Expedição Circumpolar à Antártica visam incentivar a cooperação científica para determinar a influência do homem no Oceano Antártico.

"Os cientistas vão realizar trabalho multidisciplinar, desde a biologia à climatologia", para o bem deste continente e do seu futuro, afirmaram os organizadores que lançaram oficialmente o projeto hoje em Londres.

Durante os três meses de expedição, os cientistas vão visitar uma série de ilha em redor da Antártida, para analisar as mudanças que estão a acontecer em redor daquela região.

Lusa

  • Vulcão em erupção nas ilhas Heard e McDonald
    0:21

    Mundo

    Um vulcão entrou em erupção nas ilhas australianas Heard e McDonald, localizadas a norte da Antártida. O vulcão Big Ben é a maior montanha do território e entrou em erupção pelo menos três vezes desde 2000. As imagens desta última foram captadas por uma equipa de cientistas durante uma expedição de 58 dias na zona. De acordo com os especialistas, o incidente não tem qualquer gravidade, foi apenas uma agradável surpresa para quem por lá passava e pôde assim assistir à força da natureza.

  • Explorador britânico morre ao tentar atravessar a Antártida
    1:29

    Mundo

    Um explorador britânico, que estava a tentar atravessar a Antártida sozinho a pé, foi resgatado e operado de emergência, mas acabou por morrer. Henry Worsley estava apenas a 48 quilómetros de atingir o objetivo mas infeção impediu-o de continuar. Se tivesse conseguido, Worsley seria a primeira pessoa a realizar a travessia a pé, sozinho e sem assistência.

  • Grande Reportagem: Laboratório Antártida
    2:35

    Grande Reportagem SIC

    Investigadores de todo o mundo veem na Antártida um excecional laboratório natural para obterem respostas sobre o passado, o presente e o futuro da humanidade. A Grande Reportagem viajou até à ilha do Rei Jorge e mostra-lhe hoje o que leva cientistas de vários países, incluindo portugueses, a uma das regiões mais inóspitas mas também mais fascinantes do planeta.

  • Reportagem Especial dá a voz aos despedidos da banca
    1:18
  • CEMGFA admite que várias armas roubadas estão em condições de ser usadas
    2:06

    Assalto em Tancos

    Afinal há várias armas roubadas em Tancos que estão em condições de ser utilizadas, sendo que apenas os lança-granadas-foguete estão obsoletos. Esta manhã, o general Pina Monteiro admitiu, no Parlamento, que a declaração que fez há duas semanas pode ter induzido em erro a opinião pública. O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) diz, ainda, que se houvesse indícios sobre colaboração do Exército neste caso, os suspeitos estariam presos.

  • Pais de Charlie Gard querem que o bebé morra em casa

    Mundo

    Depois de terem renunciado à batalha judicial para manterem o filho com vida, os pais do bebé britânico Charlie Gard desejam agora levar a criança para morrer em casa. O desejo foi revelado pelo advogado de Chris Gard e Connie Yates, numa audiência esta tarde, no Supremo Tribunal de Londres. Contudo, o hospital responsável pelo caso admite que os cuidados a Charlie não podem ser feitos em casa.