sicnot

Perfil

Mundo

Pior que uma colonoscopia? A bebida de preparação

As barras têm sabor a limão, coco ou chocolate branco. As bebidas sabem a morango-banana, baunilha, frutos do bosque ou laranja.

A preparação para uma colonoscopia envolve a ingestão de uma bebida que é, no mínimo, horrível. Há mesmo quem não faça o exame só para não ter que a beber. Uma empresa norte-americana promete "apanhar os fugitivos" com uma alternativa.

É preciso limpar o cólon e o reto para o exame necessário à deteção de cancro colorretal, pelo que os pacientes têm de ingerir um líquido laxante, ultra-salgado e com péssimo sabor. Há pacientes que o evitam fazer por causa dos preparativos, mas este exame pode prevenir o desenvolvimento de 40% dos cancros colorretais, disse à CNN o professor de medicina da Universidade de Harvard, Douglas Rex.

"A preparação dos intestinos é uma das razões mais evocadas (pelos pacientes) para não fazer colonoscopia e isto é válido mesmo para aqueles que nunca a fizeram", afirmou o médico. Isto significa que a palavra se tem espalhado e que os preparativos para o exame têm de ser levados a sério, de modo a diminuir a incidência destes cancros.

A empresa norte-americana ColonaryConcepts decidiu avançar e está a desenvolver bebidas que se assemelham a batidos de fruta ou barras de cereais - mas ainda é necessária mais investigação para que estas alternativas sejam aprovadas.

Bebidas e barras contêm o mesmo ingrediente ativo laxante, presente na atual bebida - polyethylene glycol (PEG) 3350. Os resultados dos ensaios clínicos vão ser apresentados no encontro anual do Colégio de Gastrenterologistas Americanos na próxima semana.

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.