sicnot

Perfil

Mundo

Pior que uma colonoscopia? A bebida de preparação

As barras têm sabor a limão, coco ou chocolate branco. As bebidas sabem a morango-banana, baunilha, frutos do bosque ou laranja.

A preparação para uma colonoscopia envolve a ingestão de uma bebida que é, no mínimo, horrível. Há mesmo quem não faça o exame só para não ter que a beber. Uma empresa norte-americana promete "apanhar os fugitivos" com uma alternativa.

É preciso limpar o cólon e o reto para o exame necessário à deteção de cancro colorretal, pelo que os pacientes têm de ingerir um líquido laxante, ultra-salgado e com péssimo sabor. Há pacientes que o evitam fazer por causa dos preparativos, mas este exame pode prevenir o desenvolvimento de 40% dos cancros colorretais, disse à CNN o professor de medicina da Universidade de Harvard, Douglas Rex.

"A preparação dos intestinos é uma das razões mais evocadas (pelos pacientes) para não fazer colonoscopia e isto é válido mesmo para aqueles que nunca a fizeram", afirmou o médico. Isto significa que a palavra se tem espalhado e que os preparativos para o exame têm de ser levados a sério, de modo a diminuir a incidência destes cancros.

A empresa norte-americana ColonaryConcepts decidiu avançar e está a desenvolver bebidas que se assemelham a batidos de fruta ou barras de cereais - mas ainda é necessária mais investigação para que estas alternativas sejam aprovadas.

Bebidas e barras contêm o mesmo ingrediente ativo laxante, presente na atual bebida - polyethylene glycol (PEG) 3350. Os resultados dos ensaios clínicos vão ser apresentados no encontro anual do Colégio de Gastrenterologistas Americanos na próxima semana.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.