sicnot

Perfil

Mundo

Quem vê caras não vê corações

Reuters

Um serviço de encontros amorosos japonês está a tentar provar que o visual não é tudo e exige aos clientes que usem máscaras cirúrgicas nas sessões de "speed dating". O objetivo é conhecer a personalidade do outro e valorizar menos o aspeto exterior.

"Para conseguir casar, é importante criar oportunidades de conhecer a personalidade e os valores do parceiro, na fase inicial do conhecimento. Escolhemos as máscaras cirúrgicas como ferramenta para isso", explica Kei Matsumura, do serviço de encontros DefAnniversary.

"Como não fui julgado pela minha aparência acho que consegui sair mais com mulheres", conta Yasumasu Kishiat, 28 anos, após um fim de semana de "speed dating" - encontros rápidos onde se conhecem cerca de 20 pessoas solteiras ou descomprometidas do sexo oposto.

Os serviços de encontros amorosos estão a crescer abruptamente no Japão. A taxa de casamentos baixou bastante nos últimos 40 anos, de acordo com uma investigação do Ministério da Saúde.

Criada na era digital, a população jovem adere facilmente aos serviços de encontros amorosos.

"Nestes encontros, a personalidade conta. Eu gosto disso", desabafa Chiharu Tsukahara, 28 anos, outra utilizadora do serviço.

  • Novo dia de protestos contra expropriações na ilha do Farol
    2:30

    País

    A sociedade Polis Ria Formosa concluiu a tomada de posse das construções identificadas como ilegais na ilha do Farol, na Ria Formosa, em Faro. No segundo dia da operação, sob fortes protestos da população, os técnicos da Polis, escoltados pela Polícia Marítima, expropriaram hoje mais 18 construções.

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira