sicnot

Perfil

Mundo

Túmulos maias revelam pistas sobre Dinastia da Serpente

Arquivo Reuters

Arqueólogos na Guatemala desenterraram dois túmulos maias que escaparam "miraculosamente" aos saqueadores, por debaixo de duas pirâmides maias. Os cientistas acreditam que há novas pistas sobre a Dinastia da Serpente.

Os túmulos foram encontrados nas ruínas de Holmul, a norte da Cidade da Guatemala, e datam de 650/700 AD, a era do domínio Maia. Dentro dos túmulos estava um artefacto ao qual os arqueólogos chamam de "reis serpentes". Foi também encontrado num deles o esqueleto de uma pessoa de meia idade cujos dentes tinham incrustações de pedras jade - um costume da realeza maia.

"Podia ser alguém prisioneiro de guerra", explicou ao The Guardiam Estrada-Belli, um dos arqueólogos.

No outro túmulo, numa outra pirâmide, foram encontrados mais restos mortais de uma pessoa de meia idade, ofertas em cerâmica, entre elas um colar, com o nome de um "rei serpente".

"Parece muito a Guerra dos Tronos ou a Europa medieval", avança o arqueólogo.

A Dinastia da Serpente era uma família que liderou o império maia há 1300 anos e usava um emblema de cabeça de cobra como símbolo. Recentes investigações mostraram a existência de conflitos internos entre os reis serpente, alguns semelhantes a guerras civis.

As descobertas, acreditam os arqueólogos, podem ajudar a compreender a forma política como se organizavam e como as civilizações antigas tentavam erradicar os seus rivais.

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • PS "vai ficar em banho-maria durante anos" por causa de Sócrates
    0:59

    País

    Miguel Sousa Tavares considera que o PS vai ficar em "banho-maria" durante anos por causa de José Sócrates. Em entrevista na SIC Notícias, o comentador criticou os dirigentes socialistas pela forma como se tentaram demarcar do ex-primeiro-ministro e disse que António Costa devia ter tomado uma atitude mais concreta.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC