sicnot

Perfil

Mundo

Túmulos maias revelam pistas sobre Dinastia da Serpente

Arquivo Reuters

Arqueólogos na Guatemala desenterraram dois túmulos maias que escaparam "miraculosamente" aos saqueadores, por debaixo de duas pirâmides maias. Os cientistas acreditam que há novas pistas sobre a Dinastia da Serpente.

Os túmulos foram encontrados nas ruínas de Holmul, a norte da Cidade da Guatemala, e datam de 650/700 AD, a era do domínio Maia. Dentro dos túmulos estava um artefacto ao qual os arqueólogos chamam de "reis serpentes". Foi também encontrado num deles o esqueleto de uma pessoa de meia idade cujos dentes tinham incrustações de pedras jade - um costume da realeza maia.

"Podia ser alguém prisioneiro de guerra", explicou ao The Guardiam Estrada-Belli, um dos arqueólogos.

No outro túmulo, numa outra pirâmide, foram encontrados mais restos mortais de uma pessoa de meia idade, ofertas em cerâmica, entre elas um colar, com o nome de um "rei serpente".

"Parece muito a Guerra dos Tronos ou a Europa medieval", avança o arqueólogo.

A Dinastia da Serpente era uma família que liderou o império maia há 1300 anos e usava um emblema de cabeça de cobra como símbolo. Recentes investigações mostraram a existência de conflitos internos entre os reis serpente, alguns semelhantes a guerras civis.

As descobertas, acreditam os arqueólogos, podem ajudar a compreender a forma política como se organizavam e como as civilizações antigas tentavam erradicar os seus rivais.

  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual em que aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.