sicnot

Perfil

Mundo

Twitter alerta cada vez que um ditador aterra em Genebra

Há uma nova conta no Twitter que alerta Genebra, na Suíça, sobre os ditadores que voam para o país. A mensagem é sempre a mesma. Diz que "o avião de um ditador aterrou no aeroporto" da cidade, o modelo do avião e quem o usa. A conta é automática, graças a uma antena instalada em Genebra, que obtém o sinal e que regista a partida e a chegada de todos os aviões.

A informação é colocada online e analisada depois pela conta. O objetivo é forçar os líderes dos países com regimes autoritários a serem mais transparentes e não operarem em regime de segredo quase-absoluto.

Genebra, é um dos maiores centros financeiros mundiais, escolhido por muitos para, em segredo, guardarem as suas fortunas.

  • "Este é o elefante na sala sobre a saúde!"
    1:43

    País

    Catarina Martins acusa o Governo de estar alinhado com a direita na promoção de negócios privados na área da saúde. O Bloco de Esquerda quer uma nova lei de bases aprovada até ao final da legislatura e arrancou ontem com um ciclo nacional de sessões públicas para defender o Serviço Nacional de Saúde.

  • Marido de idosa que morreu na Sertã teve de caminhar durante duas horas para pedir ajuda
    1:44

    País

    A Altice garantiu esta sexta-feira que tentou agendar, por duas vezes, a reposição da linha telefónica na casa da idosa da Sertã, que morreu na semana passada por não ter comunicações que permitissem um socorro rápido. A mulher sentiu-se mal e o marido teve de caminhar durante duas horas para conseguir chegar à casa do vizinho mais próximo e pedir ajuda.

  • "No meu bairro perguntam-me se a medalha é de ouro e dizem que ma vão roubar e vender"
    4:46
  • Como é que alguém (Rúben Semedo) com tanto pode perder tudo?
    3:05