sicnot

Perfil

Mundo

Alemanha promove cimeira sobre a Ucrânia com França e Rússia

Reuters

A chanceler alemã, Angela Merkel, e os presidentes russo, Vladimir Putin, ucraniano, Petro Poroshenko, e francês, François Hollande, vão reunir-se na quarta-feira em Berlim para falar sobre a situação no leste da Ucrânia, informou hoje o Governo alemão.

O porta-voz do executivo alemão, Steffen Seibert, precisa num comunicado que os quatro líderes "acordaram realizar uma cimeira de chefes de Estado e de Governo no denominado Formato de Normandia".

O objetivo desta cimeira, que, por iniciativa da chanceler alemã, terá lugar na tarde de quarta-feira, é "avaliar a implementação dos acordos de Minsk desde o último encontro", celebrado no mesmo formato a 02 de outubro do ano passado em Paris, e "discutir medidas adicionais".

Numa conferência de imprensa de rotina na passada sexta-feira, o porta-voz do Governo alemão sublinhou que Merkel estava, "em princípio, disposta" a convidar, "no devido tempo", Putin para se deslocar a Berlim com o propósito de discutir o conflito ucraniano, por considerar "muito importante" manter as conversações para estabilizar a situação no leste da Ucrânia.

"Isto pode acontecer no momento em que se proporcionarem as condições necessárias e em que se perceba que uma cimeira em Berlim pode gerar resultados concretos", disse Seibert na sexta-feira, sem na altura precisar quando poderia realizar-se a cimeira.

A possibilidade de convocação da cimeira na capital alemã, no denominado Formato Normandia -- com os líderes russo, ucraniano, e com Merkel e Hollande -- começou por ser lançada em Moscovo, onde desde logo se anunciou que seria realizada no dia 19 de outubro, como agora se confirmou.

Esta é a primeira visita de Putin à Alemanha desde o início da crise ucraniana, assim como Angela Merkel nunca mais esteve em solo russo desde a anexação da península da Crimeia pela Rússia.

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes. Os passageiros desembarcaram, como registou no Twitter um jornalista da Al-Jazzera que seguia a bordo. Segundo este depoimento, uma pessoa foi levada para o hospital com problemas cardíacos.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.