sicnot

Perfil

Mundo

Anti-inflamatórios podem aliviar depressão

© Srdjan Zivulovic / Reuters

Um determinado tipo de anti-inflamatórios pode ajudar a aliviar a depressão, sugere uma nova investigação. Os cientistas relacionam alguns tipos desta doença com uma inflamação no cérebro.

As drogas frequentemente utilizadas para combater a depressão são aquelas que aumentam os níveis de serotonina, para elevar o estado de espírito do paciente. No entanto, estudos recentes concluíram que nem sempre a depressão está relacionada com a falta de serotonina.

Uma equipa de investigadores liderada por Golam Khandaker, da Universidade de Cambridge, analisou um conjunto de casos clínicos e descobriu que cerca de um terço das pessoas com depressão têm níveis mais elevados de citoquininas no cérebro - proteínas que controlam as ações do sistema imunitário.

Os investigadores sugerem, por isso, que a inflamação no cérebro poderá ser responsável pela fatiga comum nas pessoas com depressão. No futuro, dizem, poderá ser importante descobrir se um paciente com depressão tem alguma inflamação antes de decidir que tratamento prescrever.

"É cada vez mais claro que a inflamação desempenha um papel na depressão, pelo menos em algumas pessoas", afirma a investigação.

Para estas pessoas, alerta porém, nem todos os anti-inflamatórios serão os indicados.

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Incêndio em Alfragide deixa 12 pessoas desalojadas
    1:59

    País

    Um incêndio destruiu este domingo a cobertura de um prédio de habitação em Alfragide, no concelho da Amadora. Doze pessoas ficaram desalojadas, mas ninguém ficou ferido. Os bombeiros dominaram o fogo em cerca de uma hora, os moradores queixam-se da falta de eficácia no combate às chamas.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa