sicnot

Perfil

Mundo

Anti-inflamatórios podem aliviar depressão

© Srdjan Zivulovic / Reuters

Um determinado tipo de anti-inflamatórios pode ajudar a aliviar a depressão, sugere uma nova investigação. Os cientistas relacionam alguns tipos desta doença com uma inflamação no cérebro.

As drogas frequentemente utilizadas para combater a depressão são aquelas que aumentam os níveis de serotonina, para elevar o estado de espírito do paciente. No entanto, estudos recentes concluíram que nem sempre a depressão está relacionada com a falta de serotonina.

Uma equipa de investigadores liderada por Golam Khandaker, da Universidade de Cambridge, analisou um conjunto de casos clínicos e descobriu que cerca de um terço das pessoas com depressão têm níveis mais elevados de citoquininas no cérebro - proteínas que controlam as ações do sistema imunitário.

Os investigadores sugerem, por isso, que a inflamação no cérebro poderá ser responsável pela fatiga comum nas pessoas com depressão. No futuro, dizem, poderá ser importante descobrir se um paciente com depressão tem alguma inflamação antes de decidir que tratamento prescrever.

"É cada vez mais claro que a inflamação desempenha um papel na depressão, pelo menos em algumas pessoas", afirma a investigação.

Para estas pessoas, alerta porém, nem todos os anti-inflamatórios serão os indicados.

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47
  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.