sicnot

Perfil

Mundo

Anti-inflamatórios podem aliviar depressão

© Srdjan Zivulovic / Reuters

Um determinado tipo de anti-inflamatórios pode ajudar a aliviar a depressão, sugere uma nova investigação. Os cientistas relacionam alguns tipos desta doença com uma inflamação no cérebro.

As drogas frequentemente utilizadas para combater a depressão são aquelas que aumentam os níveis de serotonina, para elevar o estado de espírito do paciente. No entanto, estudos recentes concluíram que nem sempre a depressão está relacionada com a falta de serotonina.

Uma equipa de investigadores liderada por Golam Khandaker, da Universidade de Cambridge, analisou um conjunto de casos clínicos e descobriu que cerca de um terço das pessoas com depressão têm níveis mais elevados de citoquininas no cérebro - proteínas que controlam as ações do sistema imunitário.

Os investigadores sugerem, por isso, que a inflamação no cérebro poderá ser responsável pela fatiga comum nas pessoas com depressão. No futuro, dizem, poderá ser importante descobrir se um paciente com depressão tem alguma inflamação antes de decidir que tratamento prescrever.

"É cada vez mais claro que a inflamação desempenha um papel na depressão, pelo menos em algumas pessoas", afirma a investigação.

Para estas pessoas, alerta porém, nem todos os anti-inflamatórios serão os indicados.

  • Estudante português desaparecido no mar Báltico

    País

    Um jovem português de 21 anos desapareceu na segunda-feira, dia 13 de novembro, enquanto fazia uma viagem de cruzeiro entre a cidade finlandesa de Helsínquia e a capital da Suécia, Estocolmo. As autoridades locais fizeram buscas na madrugada em que Diogo Penalva caiu ao mar Báltico, por volta das duas da manhã.

  • Político indiano oferece 1,3 milhões por decapitação de atriz

    Mundo

    Deepika Padukone é uma das personagens principais do filme que retrata a relação entre uma rainha hindu e um governante muçulmano. O filme enfureceu um político do Governo indiano, que ofereceu 1,3 milhões de euros como recompensa a quem decapitasse a atriz. A polícia já destacou agentes para proteger a atriz, bem como a sua família.