sicnot

Perfil

Mundo

Bombardeamentos contra Alepo suspensos 48 horas antes da trégua humanitária

© Reuters

Os aviões de combate da Rússia e da Síria pararam os bombardeamentos contra a cidade de Alepo, anunciou hoje o ministro russo da Defesa, Sergei Shoigu.

"Hoje, após as 10:00 (07:00 em Lisboa), pararam os ataques da aviação russa e síria", disse o ministro após uma reunião do Estado-Maior da Rússia, em Moscovo.

Segundo o ministro, a ordem que foi hoje anunciada em Moscovo tem como objetivo permitir a organização da trégua humanitária de oito horas e que pretende facilitar a saída de civis na quinta-feira, dia 20 de outubro.

Lusa

  • "Apoiamos todas as iniciativas que possam levar ao cessar-fogo"
    0:42

    Mundo

    A chefe da diplomacia europeia diz que a União Europeia apoia e incentiva quaisquer iniciativas que ponham fim às hostilidades na Síria. No Luxemburgo, durante um encontro dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União para analisar o cerco à cidade de Alepo, Frederica Mogherni afastou a possibilidade de sanções contra a Rússia devido à participação militar na Síria.

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Itália tenta colocar migrações na agenda do G7 contra vontade dos EUA
    1:45
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.