sicnot

Perfil

Mundo

Caças turcos participam na operação de reconquista de Mossul

© Reuters

As forças armadas turcas integram a coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, na operação contra o Daesh em Mossul, no Iraque, afirmou hoje o primeiro-ministro turco.

Binali Yildrim lembrou que o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, tinha anunciado na segunda-feira que o país ia participar "na operação e na mesa" de negociações.

"Agora mesmo, na primeira linha desta operação estão as milícias turcas, treinadas em Bashika (base militar turca no norte do Iraque). São os Combatentes de Ninive, que participam juntamente com os Peshmerga (forças regulares do Curdistão Iraquiano autónomo", disse.

O primeiro-ministro turco acrescentou que as forças armadas turcas integraram as "intervenções aéreas" da coligação.

"Aqueles que disseram que a Turquia não tem nada a fazer em Mossul tiveram agora a sua resposta", concluiu.

Na passada sexta-feira, Erdogan garantiu que tinha comunicado à coligação internacional a vontade da Turquia de participar na reconquista de Mossul.

Se a participação turca não fosse aceite - adiantou -, Ancara poria em marcha "um plano B ou, se não funcionar, um plano C", sem concretizar estas opções.

Na segunda-feira, Erdogan reiterou novamente que a Turquia não seria "responsabilizada pelas consequências" se o exército iraquiano tentasse expulsar o autodenominado Estado Islâmico de Mossul sem contar com Ancara.

O governo iraquiano, que lidera o ataque à cidade, sob domínio do Daesh desde junho de 2014, exigiu que a Turquia retire as tropas de Bashika.

Lusa

  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.