sicnot

Perfil

Mundo

Caças turcos participam na operação de reconquista de Mossul

© Reuters

As forças armadas turcas integram a coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, na operação contra o Daesh em Mossul, no Iraque, afirmou hoje o primeiro-ministro turco.

Binali Yildrim lembrou que o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, tinha anunciado na segunda-feira que o país ia participar "na operação e na mesa" de negociações.

"Agora mesmo, na primeira linha desta operação estão as milícias turcas, treinadas em Bashika (base militar turca no norte do Iraque). São os Combatentes de Ninive, que participam juntamente com os Peshmerga (forças regulares do Curdistão Iraquiano autónomo", disse.

O primeiro-ministro turco acrescentou que as forças armadas turcas integraram as "intervenções aéreas" da coligação.

"Aqueles que disseram que a Turquia não tem nada a fazer em Mossul tiveram agora a sua resposta", concluiu.

Na passada sexta-feira, Erdogan garantiu que tinha comunicado à coligação internacional a vontade da Turquia de participar na reconquista de Mossul.

Se a participação turca não fosse aceite - adiantou -, Ancara poria em marcha "um plano B ou, se não funcionar, um plano C", sem concretizar estas opções.

Na segunda-feira, Erdogan reiterou novamente que a Turquia não seria "responsabilizada pelas consequências" se o exército iraquiano tentasse expulsar o autodenominado Estado Islâmico de Mossul sem contar com Ancara.

O governo iraquiano, que lidera o ataque à cidade, sob domínio do Daesh desde junho de 2014, exigiu que a Turquia retire as tropas de Bashika.

Lusa

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O perfil dos novos ministros
    3:22

    País

    Pedro Siza Vieira e Eduardo Cabrita são os dois novos ministros que tomam posse no próximo sábado. Ambos têm uma particularidade: são amigos de longa data do primeiro-ministro António Costa.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.