sicnot

Perfil

Mundo

Conselheiro com 96 anos do rei será o monarca regente na Tailândia

Conselheiro com 96 anos do rei será o monarca regente na Tailândia

A Tailândia vai ter um regente nomeado até que o rei seja cremado e o príncipe possa ser coroado, o que só acontecerá daqui a um ano. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro tailandês na televisão, onde confirmou que o príncipe quer suceder ao trono mais tarde, depois das formalidades religiosas e monárquicas e depois do convite do Parlamento.

Um ano de luto para o país e para a monarquia que na semana passada perdeu o rei há mais tempo no trono, no mundo.

O sucessor natural - o príncipe - já fez saber que quer fazer o luto com o povo e, por isso, só deve assumir o trono daqui a um ano. Até lá foi nomeado um regente: Prem Tinsulanonda, o chefe do Conselho Privado da Tailândia. O antigo chefe do Exército e conselheiro do rei Bhumibol - com 96 anos - vai tentar garantir a estabilidade do país, abalada pela morte do monarca e que já está a ter consequências na economia e na moeda tailandesa.

  • Milhares de pessoas prestam homenagem ao Rei da Tailândia
    1:04

    Mundo

    Milhares de pessoas continuam a deslocar-se a Banguecoque, para prestar homanagem ao rei da Tailândia. Bhumibol morreu na quinta-feira e o país continua de luto. Ainda não há data para a cremação, até lá o corpo vai ficar para ser venerado no Grande Palácio.

  • O polémico futuro rei da Tailândia

    Mundo

    No poder há 70 anos, o rei Bhumibol Adulyadej era adorado pelos tailandeses. A sua morte arrasou a Tailândia, deixando o país perante um futuro de incertezas. Na sucessão ao trono está o filho mais velho, Maha Vajiralongkorn. A questão que fica é apenas uma: quem é realmente o herdeiro ao trono tailandês? Por entre casamentos falhados e um cão condecorado, conheça aqui o possível futuro rei da Tailândia.

  • Défice cai 1.900 milhões até agosto

    Economia

    O défice das administrações públicas foi de 2.034 milhões de euros até agosto, uma "melhoria de 1.901 milhões" face ao mesmo período de 2016, segundo o Governo, que justifica com aumento superior a 4% da receita.

  • Atores recriam cena em que um homem é vítima de violência doméstica
    1:35
  • Ministério Público admite eventual detenção do presidente do governo da Catalunha
    2:24
  • Bispo vermelho

    "Recebia trabalhadores e sindicalistas, batia à porta de políticos e empresários, andava pelas ruas da cidade ao encontro dos que das ruas da cidade faziam casa". Joaquim Franco evoca Manuel Martins, o "bispo vermelho".

    Joaquim Franco

  • Apreendidos quase 7.000 comprimidos ilegais vendidos pela internet
    1:43

    País

    O Infarmed e a Autoridade Tributária apreenderam perto de 7.000 unidades de comprimidos ilegais.A apreensão aconteceu no âmbito de uma operação internacional da Interpol de combate aos medicamentos ilegais vendidos pela internet, explicou à SIC Luís Sande e Castro, diretor da Unidade de Inpeção do Infarmed.

  • Criar galinhas na cozinha, guerras no fogão, e drones dentro de casa
    7:28
  • Passageiro detido com 1 kg de ouro no reto

    Mundo

    Os funcionários da alfândega do aeroporto de Colombo, Sri Lanka, estranharam o comportamento de um passageiro que "caminhava com dificuldade". Um exame completo revelou a valiosa carga que levava escondida... no tubo intestinal.