sicnot

Perfil

Mundo

Líder norte-coreano herdou exército debilitado pela corrupção

© KCNA KCNA / Reuters

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, herdou um exército com graves problemas originado pela corrupção, segundo um documento confidencial divulgado hoje pela cadeia televisiva sul-coreana MBC.

O relatório, datado de abril de 2012, assinala, por exemplo, que numa das unidades do Exército Popular, a cerca de 50 quilómetros a norte de Pyongyang, 75% dos equipamentos de artilharia eram considerados inoperacionais, dado que estavam oxidados ou cobertos de pó.

Segundo a MBC, as autoridades norte-coreanas elaboraram este documento para avaliar a situação das forças de defesa quando Kim Jong-un chegou ao poder, após a morte do seu pai, Kim Jong-il, em dezembro de 2011.

O relatório ao qual a cadeia televisiva sul-coreana teve acesso atribui o mau funcionamento do exército à enraizada corrupção nas suas fileiras, especialmente entre altas patentes.

Neste âmbito, cita o caso dos militares norte-coreanos que sofriam, nessa altura, de uma "grave escassez de alimentos" devido em parte à venda de arroz pelos comandantes para obterem benefícios económicos.

Isto levou a que muitos soldados se declarassem em greve de fome e o próprio Kim Jong-un a reagir, punindo a até então impune corrupção nas forças armadas.

Quatro anos e meio após a elaboração do dossiê desconhece-se, porém, até que ponto a corrupção afeta hoje o Exército devido ao extremo hermetismo do regime dos Kim.

Em todo o caso, especialistas têm assinalado, por diversas ocasiões, que o jovem ditador empreendeu uma cruzada contra os militares corruptos na sua política de priorizar o Exército como garante da sobrevivência do país face à "ameaça" dos Estados Unidos e da Coreia do Sul.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.