sicnot

Perfil

Mundo

Multas para estendais de roupa e tapetes nas ruas de Damasco

© Bassam Khabieh / Reuters

A guerra, que dura há cinco anos na Síria, não impede os autarcas de Damasco de se preocuparem com a estética da capital. A edilidade aumentou drasticamente as multas para quem pendura a roupa em estendais na rua ou coloca tapetes nas varandas.

A autarquia de Damasco multiplicou por 10 o valor das multas, pelo que os prevaricadores terão agora de pagar 5 mil libras sírias, cerca de 9 euros, caso estendam roupa na rua, pendurem tapetes nas varandas, deitem lixo para a rua ou para o rio Barada, que atravessa a cidade.

Entre as outras medidas que os responsáveis justificam para "preservar a estética da cidade e lutar contra a poluição ambiental e visual", é ainda obrigatório para os donos de animais de estimação terem um certificado veterinário de saúde.

Por causa da guerra, os cofres da cidade estão mais vazios, pelo que os responsáveis procuram fazer entrar dinheiro por todos os meios. O preço dos passaportes para os sírios e as autorizações de residência para os estrangeiros estão mais caros, bem como as taxas de saída do território. Até as chawarmas, sandwichs de carne muito populares na região do Levante, foram taxadas.

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.