sicnot

Perfil

Mundo

Multas para estendais de roupa e tapetes nas ruas de Damasco

© Bassam Khabieh / Reuters

A guerra, que dura há cinco anos na Síria, não impede os autarcas de Damasco de se preocuparem com a estética da capital. A edilidade aumentou drasticamente as multas para quem pendura a roupa em estendais na rua ou coloca tapetes nas varandas.

A autarquia de Damasco multiplicou por 10 o valor das multas, pelo que os prevaricadores terão agora de pagar 5 mil libras sírias, cerca de 9 euros, caso estendam roupa na rua, pendurem tapetes nas varandas, deitem lixo para a rua ou para o rio Barada, que atravessa a cidade.

Entre as outras medidas que os responsáveis justificam para "preservar a estética da cidade e lutar contra a poluição ambiental e visual", é ainda obrigatório para os donos de animais de estimação terem um certificado veterinário de saúde.

Por causa da guerra, os cofres da cidade estão mais vazios, pelo que os responsáveis procuram fazer entrar dinheiro por todos os meios. O preço dos passaportes para os sírios e as autorizações de residência para os estrangeiros estão mais caros, bem como as taxas de saída do território. Até as chawarmas, sandwichs de carne muito populares na região do Levante, foram taxadas.

  • Paula Brito e Costa continua a trabalhar na Raríssimas

    País

    Depois de ter apresentado a demissão do cargo de presidente da Raríssimas, Paula Brito e Costa mantém-se a exercer funções na associação, apurou a SIC. Identifica-se agora como diretora-geral e já comunicou isso mesmo a alguns funcionários.

  • As IPSS são estruturantes no país. Fazem o que Estado não faz porque não pode, não quer, ou não chega a tudo. Chama-se sociedade civil a funcionar. E o Estado subsidia, ajuda, (com)participa, apoia. Nada contra. A questão é quando as IPSS e outras instituições, fundações, associações, federações e quejandas se tornam verdadeiras "indústrias".

    Pedro Cruz

  • O ano "saboroso" de António Costa
    0:51

    País

    António Costa diz que 2017 foi um ano "saboroso" para Portugal. Num encontro com funcionários portugueses, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, o primeiro-ministro realçou o que o país conquistou no último ano, no plano europeu, e que culminou com a eleição de Mário Centeno para a Presidência do Eurogrupo.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • Estabilização dos solos nas áreas ardidas
    1:58

    País

    Está a começar uma intervenção de emergência para estabilizar os solos nas áreas ardidas nos incêndios florestais. O trabalho das equipas que estão no terreno arrancou na zona da Lousã mas vai passar por vários concelhos como Pampilhosa da Serra e Vila Real.