sicnot

Perfil

Mundo

Os tomates não gostam do frigorífico

Reuters

Colocar o tomate no frigorífico retira-lhe o sabor, pelo que todos os chefes de cozinha recomendam que esta fruta-legume seja mantida cá fora. Os cientistas investigaram as raízes genéticas do problema e descobriram porquê: mantido abaixo de uma determinada temperatura, o tomate deixa de produzir algumas das substâncias que contribuem para o seu sabor.

O frio retira o sabor, quer seja no frigorífico ou noutro local a baixa temperatura. O frio prolongado, explicam os cientistas das universidades da Florida, da China e de Cornell, reduzem a atividade de determinados genes que fabricam os componentes do aroma e sabor.

Com a investigação, publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, os cientistas esperam vir a conseguir criar tomates que não tenham este comportamento quando sujeitos a baixas temperaturas.

Até lá, aconselham, mantenha o tomate fora do frigorífico.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, ainda durante o mês de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano, vão ser contratados novos assistentes de bordo. Ainda assim, o sindicato diz que não chega.

  • "Facilitámos muito no lance do 5-1 e não pode ser"
    1:09

    Desporto

    No final do jogo, o treinador do Desportivo de Chaves, Luís Castro, admitiu o domínio completo do Sporting durante todo o encontro. Já Jorge Jesus deixou elogios a Daniel Podence, que foi aposta para este jogo. O treinador do Sporting ficou satisfeito com a exibição mas não gostou de sofrer o golo de honra da equipa flaviense.