sicnot

Perfil

Mundo

Os tomates não gostam do frigorífico

Reuters

Colocar o tomate no frigorífico retira-lhe o sabor, pelo que todos os chefes de cozinha recomendam que esta fruta-legume seja mantida cá fora. Os cientistas investigaram as raízes genéticas do problema e descobriram porquê: mantido abaixo de uma determinada temperatura, o tomate deixa de produzir algumas das substâncias que contribuem para o seu sabor.

O frio retira o sabor, quer seja no frigorífico ou noutro local a baixa temperatura. O frio prolongado, explicam os cientistas das universidades da Florida, da China e de Cornell, reduzem a atividade de determinados genes que fabricam os componentes do aroma e sabor.

Com a investigação, publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, os cientistas esperam vir a conseguir criar tomates que não tenham este comportamento quando sujeitos a baixas temperaturas.

Até lá, aconselham, mantenha o tomate fora do frigorífico.

  • Polícia procura condutor da carrinha e outros dois suspeitos
    1:08
  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Um encontro português (e inesperado) em alto mar
    2:38