sicnot

Perfil

Mundo

Saramago inspira manifestação de homens contra violência machista

Uma manifestação de "homens contra a violência machista" está convocada para o próximo dia 21, em Sevilha (Espanha), uma iniciativa que surgiu há 10 anos a partir de palavras do Nobel português José Saramago contra os maus-tratos às mulheres.

"Necessitamos de uma grande manifestação de homens que, como propunha Saramago, denuncie que o Machismo é Violência", defendem os organizadores do evento na página de Internet hombrescontralasviolenciasmachistas.com.

A primeira manifestação contra a violência machista teve lugar em 2006, também em Sevilha, e agora, passados dez anos, a par da demonstração também é organizado um colóquio de três dias na Universidade da capital da Andaluzia e uma homenagem a José Saramago, que recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1998.

Segundo fonte da Fundação José Saramago, com sede em Lisboa, na manifestação de sexta-feira estará presente a viúva do Nobel português, Pilar del Río, que preside a essa instituição e é natural de Sevilha.

A mesma fonte explicou à Lusa que José Saramago disse numa entrevista a um canal de televisão espanhol que a questão dos maus-tratos às mulheres era um assunto dos homens, porque eram eles os causadores, e eram eles os que deveriam resolvê-lo.

O Nobel acrescentou na ocasião que gostaria de ver homens na rua a manifestarem-se contra isso.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.