sicnot

Perfil

Mundo

Supremo Tribunal do Panamá ordena transferência de Noriega para hospital

© AP

O ex-ditador Manuel Antonio Noriega, que se encontra preso, vai ser transferido para um hospital para ser operado, informaram na segunda-feira fontes judiciais e os seus advogados. A ordem foi dada pelo Supremo Tribunal de Justiça do Panamá.

A data de transferência de Noriega, de 82 anos, para o Hospital Santo Tomás, na capital, para ser operado a um temor cerebral benigno ainda não foi, contudo, definida, disse o advogado de defesa, Ezra Angel, à agência Efe.

Segundo a decisão judicial, datada de 26 de setembro, Noriega deve permanecer no hospital público "o tempo estritamente necessário em conformidade com o seu estado de saúde e o indicado pelos médicos".

Noriega apresenta um quadro clínico complicado, com doenças próprias da idade, que incluem problemas urológicos e neurológicos derivados de um acidente vascular cerebral, pelo que, de dois em dois meses, é submetido a check ups médicos.

A saúde do antigo ditador é o argumento usado na série de pedidos da defesa para que Noriega deixe a prisão para passar a cumprir em casa a pena a que foi condenado por diversos crimes, incluindo o de homicídio, cometidos durante os anos em que deteve o poder, entre 1983 e 1989.

As autoridades têm, contudo, rejeitado os pedidos para ser colocado em prisão domiciliária.

Manuel Noriega foi deposto durante uma invasão norte-americana, a 20 de novembro de 1989, em que morreram cerca de 500 pessoas.

Depois de se ter rendido, foi levado para os Estados Unidos, onde cumpriu uma pena de 20 anos de prisão por tráfico de droga.

Noriega foi depois extraditado para França, onde esteve preso por lavagem de dinheiro, e, em 2011, para o Panamá, para cumprir três penas de 20 anos de cadeia pelo desaparecimento de dois opositores e pela repressão sangrenta de militares que o tentaram depor.

O antigo militar, que foi colaborador da CIA, ainda tem contra si um caso pela morte do sindicalista Heliodoro Portugal, em 1970, quando era chefe da extinta Guarda Nacional e braço direito do general Omar Torrijos, que iniciou a ditadura militar no Panamá em 1968, a qual terminaria com a deposição de Noriega, em 1989.

Um relatório do Instituto de Medicina Legal revelou, no final de maio, que Noriega não está capacitado para continuar com o julgamento pela morte do sindicalista, devido à deterioração neurológica que sofreu com o tumor cerebral.

Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartindo de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC