sicnot

Perfil

Mundo

Tailândia pondera receber Austrália à porta fechada em memória do rei

Reuters

A Federação Tailandesa de Futebol (FTF) anunciou hoje que o jogo com a Austrália, do grupo B da fase asiática de qualificação para o Mundial2018, poderá ser disputado à porta fechada, em memória do rei Bhumibol Adulyadej.

Bhumibol Adulyadej, o monarca há mais tempo no poder, morreu na quinta-feira, aos 88 anos, depois de uma longa doença, pondo fim a um reinado de sete décadas.

"Temos de realizar o jogo", referiu o presidente da FTF, Somyot Poompanmoung, numa nota publicada na página oficial do organismo no Facebook, explicando que a Austrália recusou adiar o encontro ou reagenda-lo para outra altura.

O encontro, marcado para 15 de novembro, no estádio nacional Rajamangala, em Banguecoque, disputa-se após os 30 dias de luto, mas a FTF "ainda pondera se o jogo se realizará à porta fechada".

Ao fim de quatro jornadas, a Tailândia ocupa o sexto e último lugar do grupo B da qualificação asiática, ainda sem pontos.

O luto real é um tema sensível na Tailândia e já motivou vários incidentes por alguns tailandeses não trajarem de negro.

Os funcionários públicos devem vestir-se de negro durante um ano e grande parte da população já se manifestou disposta a cumprir o mesmo em memória de Bhumibol Adulyadej.

Vários concertos foram cancelados e o governo tailandês pediu "discrição" nos locais de entretenimento durante os 30 dias de luto.

Bhumibol Adulyadej era o monarca há mais tempo no poder e venerado na Tailândia, onde é visto como uma figura unificadora no país marcado por rivalidades políticas.

O monarca estava internado no hospital Siriraj, em Banguecoque, no exterior do qual estiveram concentradas centenas de pessoas a rezar pela saúde do rei.

O herdeiro do trono da Tailândia é o príncipe Maha Vajiralongkorn, de 64 anos, que tem vivido grande do tempo no estrangeiro.

  • Milhares de pessoas prestam homenagem ao Rei da Tailândia
    1:04

    Mundo

    Milhares de pessoas continuam a deslocar-se a Banguecoque, para prestar homanagem ao rei da Tailândia. Bhumibol morreu na quinta-feira e o país continua de luto. Ainda não há data para a cremação, até lá o corpo vai ficar para ser venerado no Grande Palácio.

  • O polémico futuro rei da Tailândia

    Mundo

    No poder há 70 anos, o rei Bhumibol Adulyadej era adorado pelos tailandeses. A sua morte arrasou a Tailândia, deixando o país perante um futuro de incertezas. Na sucessão ao trono está o filho mais velho, Maha Vajiralongkorn. A questão que fica é apenas uma: quem é realmente o herdeiro ao trono tailandês? Por entre casamentos falhados e um cão condecorado, conheça aqui o possível futuro rei da Tailândia.

  • Primeiro-ministro agradece sacrifícios dos portugueses
    0:46

    Economia

    O primeiro-ministro diz que os números do INE em relação ao défice de 2016 são prova de que havia uma alternativa e deixou uma palavra de agradecimento aos portugueses. As declarações de António Costa foram feiras aos jornalistas em Roma, onde se encontra para assinalar no sábado os 60 anos da União Europeia.

  • Jerónimo diz que UE vai continuar a causar constrangimentos a Portugal
    0:35

    Economia

    Esta sexta-feira na inauguração de uma exposição em Almada que denuncia a precariedade dos postos de trabalho, Jerónimo de Sousa falou sobre o défice de 2016. Para o secretário-geral do PCP, apesar do Governo ter ido além do exigido por Bruxelas, a União Europeia vai continuar a impedir Portugal de crescer.

  • Enfermeiros desconvocam greve

    País

    O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) desconvocou esta sexta-feira a greve geral nacional marcada para quinta e sexta-feira da próxima semana, anunciou o presidente da estrutura, justificando com os compromissos assumidos pelo Ministério da Saúde.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.

  • Probido fumar na praia? Não-fumadores aplaudem ideia
    1:33

    País

    O Comissário Europeu da Saúde defende uma proibição total do consumo de tabaco no espaço público. Esta e outras medidas foram defendidas, ontem, na Conferência Tabaco e Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro. 

  • Visitar o Titanic vai custar 97 mil euros por pessoa

    Mundo

    Uma viagem a bordo do Titanic em 1912 era considerada uma viagem de luxo. Mais de 100 anos depois, continua a ser um luxo visitar o Titanic. Em 2018, vai ser possível conhecer os restos daquele que em tempos foi o maior navio do mundo. Contudo, nem todos vão poder fazê-lo, pois a viagem irá custar cerca de 97 mil euros por pessoa.