sicnot

Perfil

Mundo

Conta do ministro dos Negócios Estrangeiros da Bélgica no Twitter foi pirateada

A conta do ministro dos Negócios Estrangeiros belga na rede Twitter foi hoje pirateada, anunciou o Ministério, com mensagens anti-Canadá, depois de a Valónia ter vetado um tratado de comércio livre da União Europeia com o país.

"A conta Twitter pessoal de Didier Reynders foi pirateada. As mensagens que aí foram publicadas não são suas", anunciou o Ministério, também através desta rede social.

Uma mensagem mostrava uma foto do antigo primeiro-ministro canadiano, Stephen Harper, com a menção "Hey Canada, Fuck You!".

Três horas depois de ter sido colocada no Twitter, esta mensagem injuriosa continuava visível na conta de Reynders, um dos principais apoiantes daquele tratado de comércio livre, cuja sigla em Inglês é CETA.

Este ataque ocorreu algumas horas depois de a União Europeia ter lançado um ultimato à região francófona belga da Valónia, que vetou o CETA, para que altere o seu voto, aprovando o tratado, até sexta-feira, ultimato que o ministro-presidente valão, o socialista Paul Magnette, rejeitou.

Reynders, um conservador que representa o governo federal belga, é um forte apoiante do tratado de comércio livre entre a União Europeia e o Canadá.

A recusa de Magnette, que reclama mais garantias, designadamente nos domínios agrícola, social e ambiental, ameaça a assinatura formal do CETA, o que lhe valeu o apoio de numerosos ativistas.

A assinatura do CETA estava programada para a ocasião da visita do primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, a Bruxelas, no final de outubro.

Lusa

  • UGT reivindica que salário mínimo ultrapasse os 600€
    0:26

    Economia

    O secretário-geral da UGT reivindica que até 2019 o salário mínimo nacional ultrapasse os 600 euros. Este sábado, num congresso distrital na Guarda, Carlos Silva considerou que o Governo tem condições para ir mais além e voltou a defender que para o próximo ano o patamar mínimo para a negociação deve ser os 585 euros.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04
  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.

  • Tony Carreira em Paris com sala cheia
    2:36

    Cultura

    O cantor Tony Carreira actuou ontem em Paris e teve sala cheia a aplaudir os temas que o tornaram conhecido há quase 30 anos. As recentes acusações de plágio não parecem afectar a popularidade do artista, que vai continuar em tournée. A Sic acompanhou o artista neste concerto.