sicnot

Perfil

Mundo

Conta do ministro dos Negócios Estrangeiros da Bélgica no Twitter foi pirateada

A conta do ministro dos Negócios Estrangeiros belga na rede Twitter foi hoje pirateada, anunciou o Ministério, com mensagens anti-Canadá, depois de a Valónia ter vetado um tratado de comércio livre da União Europeia com o país.

"A conta Twitter pessoal de Didier Reynders foi pirateada. As mensagens que aí foram publicadas não são suas", anunciou o Ministério, também através desta rede social.

Uma mensagem mostrava uma foto do antigo primeiro-ministro canadiano, Stephen Harper, com a menção "Hey Canada, Fuck You!".

Três horas depois de ter sido colocada no Twitter, esta mensagem injuriosa continuava visível na conta de Reynders, um dos principais apoiantes daquele tratado de comércio livre, cuja sigla em Inglês é CETA.

Este ataque ocorreu algumas horas depois de a União Europeia ter lançado um ultimato à região francófona belga da Valónia, que vetou o CETA, para que altere o seu voto, aprovando o tratado, até sexta-feira, ultimato que o ministro-presidente valão, o socialista Paul Magnette, rejeitou.

Reynders, um conservador que representa o governo federal belga, é um forte apoiante do tratado de comércio livre entre a União Europeia e o Canadá.

A recusa de Magnette, que reclama mais garantias, designadamente nos domínios agrícola, social e ambiental, ameaça a assinatura formal do CETA, o que lhe valeu o apoio de numerosos ativistas.

A assinatura do CETA estava programada para a ocasião da visita do primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, a Bruxelas, no final de outubro.

Lusa

  • Marcelo e Costa unidos contra contagem do tempo integral de serviço
    2:45

    País

    Em menos de 24 horas, o Presidente da República e o primeiro-ministro deram publicamente sinais de que estão unidos contra a contagem de todo o tempo de serviço de professores e outros agentes do Estado para efeitos salariais. Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa disseram que essa possibilidade é uma ilusão e que o país não tem condições para voltar aos níveis anteriores à crise.

  • Estudante português desaparecido no mar Báltico

    País

    Um jovem português de 21 anos desapareceu na segunda-feira, dia 13 de novembro, enquanto fazia uma viagem de cruzeiro entre a cidade finlandesa de Helsínquia e a capital da Suécia, Estocolmo. As autoridades locais fizeram buscas na madrugada em que Diogo Penalva caiu ao mar Báltico, por volta das duas da manhã.

  • Paris inaugura primeiro restaurante naturista

    Mundo

    Para entrar, é preciso retirar a roupa e apenas as mulheres podem permanecer calçadas. O primeiro restaurante naturista de Paris abriu em novembro para responder a uma necessidade em França, principal destino do mundo para os praticantes de nudismo.

  • Político indiano oferece 1,3 milhões por decapitação de atriz

    Mundo

    Deepika Padukone é uma das personagens principais do filme que retrata a relação entre uma rainha hindu e um governante muçulmano. O filme enfureceu um político do Governo indiano, que ofereceu 1,3 milhões de euros como recompensa a quem decapitasse a atriz. A polícia já destacou agentes para proteger a atriz, bem como a sua família.