sicnot

Perfil

Mundo

EUA asseguram que Coreia do Norte vai pagar um preço pelas ações perigosas

© Yuri Gripas / Reuters

Os Estados Unidos asseguraram esta quarta-feira que a Coreia do Norte vai "pagar um preço" pelas suas "perigosas ações" e prometeu instalar o mais depressa possível o seu escudo antimíssil na Coreia do Sul.

"Temos de assegurar que a Coreia do Norte paga um preço pelas suas perigosas ações, enquanto trabalhamos para a desnuclearização pacífica da península coreana", disse o secretário de Estado, John Kerry, em Washington, durante um encontro com representantes da Coreia do Sul.

John Kerry recordou que os Estados Unidos estão a "negociar" no Conselho de Segurança da ONU novas sanções contra a Coreia do Norte, devido ao último lançamento, ocorrido a 09 de setembro.

O secretário da Defesa norte-americano, Ashton Carter, que também esteve presente no encontro, assegurou que o "recente e drástico aumento dos testes nucleares da Coreia do Norte e o lançamento de mísseis balísticos recordam a grave ameaça que representam para a segurança" dos Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul.

"À luz daqueles atos de provocação, a nossa postura de defesa coordenada deve ser robusta e a nossa dissuasão deve ser credível", salientou Ashton Carter.

"Se a Coreia do Norte continua a violar as leis internacionais sofrerá sanções ainda mais duras, uma maior pressão e ficará cada vez mais atrasada em relação ao resto da região", alertou John Kerry.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.