sicnot

Perfil

Mundo

Putin, Hollande e Merkel reúnem-se para falar sobre a Síria

Os Presidentes russo e francês, Vladimir Putin e François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, realizam hoje em Berlim uma "reunião de trabalho" sobre crise síria.

O objetivo do encontro "consiste designadamente em fazer passar sempre a mesma mensagem a Vladimir Putin sobre a Síria: um cessar-fogo duradouro em Alepo e um acesso humanitário para que termine o martírio dessa cidade", referiram na terça-feira círculos próximos da presidência francesa.

O anúncio da reunião surgiu após Moscovo ter anunciado, também na terça-feira, uma pausa nos 'raides' da aviação russa e síria sobre Alepo, num "gesto de boa vontade" para permitir a retirada de civis dos bairros rebeldes desta cidade síria que desde há cerca de um mês está sujeita a bombardeamentos quase ininterruptos.

A decisão sobre a interrupção dos ataques aéreos durante um período de oito horas foi elogiada pelas Nações Unidas e União Europeia, que no entanto referiram a necessidade de prolongar o cessar-fogo para permitir o envio de ajuda humanitária.

O encontro foi agendado para Berlim no mesmo dia em que Vladimir Putin deveria efetuar uma visita a Paris, cancelada 'sine die' na sequência de um braço de ferro diplomático sobre a Síria entre os chefes de Estado francês e russo.

Lusa

  • Younes Abouyaaqoub, o homem mais procurado de Espanha
    1:53
  • Vila de Gavião viu-se cercada pelas chamas
    2:17
  • Costa desafia PSD para pacto depois das autárquicas
    1:14
  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22