sicnot

Perfil

Mundo

Termina motim de imigrantes em centro de acolhimento em Madrid

© Lusa

Um grupo de 39 imigrantes abandonou esta manhã o telhado do Centro de Internamento de Estrangeiros de Aluche, em Madrid, 12 horas depois do início, segundo a imprensa espanhola.

Os imigrantes permaneceram toda a noite no telhado do edifício pedindo, aos gritos, "liberdade" e "dignidade", enquanto negociavam com a polícia debaixo de uma chuva intensa.

O porta-voz da Polícia Nacional espanhola, citado pela imprensa, explicou que os imigrantes não estavam armados e negou que a revolta se tenha iniciado devido à redução da presença de polícias que teriam sido deslocados para reforçar a segurança em redor do estádio do Real Madrid, onde se verificaram distúrbios na terça-feira à noite.

O motim começou às 22:00 (21:00 em Lisboa) de terça-feira, quando os imigrantes taparam as câmaras de segurança, para não serem controlados, e começaram a partir o mobiliário do Centro de Internamento de Estrangeiros de Aluche, tendo em seguida chegado ao telhado do edifício.

O incidente soma-se a uma série de outras tentativas de fuga de estrangeiros deste tipo de estabelecimentos em Espanha, que alguns consideram ser prisões.

Estes centros de acolhimento foram criados para alojar provisoriamente os estrangeiros de fora da União Europeia que entram em Espanha de forma ilegal.

Lusa

  • Coutinho e Neymar salvam Brasil de empatar com a Costa Rica já na compensação

    Mundial 2018 / Brasil

    O Brasil venceu a Costa Rica por 2-0 numa partida a contar para a 2ª jornada do grupo E do Mundial da Rússia. Contas feitas, o Brasil sobe para o primeiro lugar do grupo, com 4 pontos, seguido da Sérvia com 3 pontos. A Suíça (1 ponto) e a Costa Rica (0 pontos) ocupam, assim, os últimos lugares da tabela.

  • Moutinho e Rafael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • Mulher morre após ser mandada para casa pelo Centro Hospitalar do Oeste
    2:23

    País

    Uma mulher morreu depois de ter tido alta no Centro Hospitalar do Oeste. Há fortes suspeitas que tenha sido vítima de um diagnóstico mal feito por uma empresa de telemedicina. O Bastonário da Ordem dos Médicos quer avaliar todos os contratos do Estado com serviços de telemedicina e impedir que as empresas e os hospitais fujam às responsabilidades. Até agora ninguém foi responsabilizado, a família apresentou várias queixas e Entidade Reguladora da Saúde abriu um inquérito.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.