sicnot

Perfil

Mundo

Madrid proíbe estacionamento na rua por causa da poluição

© Sergio Perez / Reuters

O município de Madrid proibiu o estacionamento na rua hoje no centro da cidade. O objetivo é reduzir o número de automóveis que entram na capital espanhola, devido aos elevados níveis de concentração de dióxido de azoto verificado nos últimos dias.

Apenas podem estacionar na rua os residentes da área em causa e aqueles que não têm esta autorização podem apenas utilizar os parques de estacionamento fechados.

A autarquia já tinha reduzido desde domingo para 70 km/hora a velocidade em todas as vias rápidas que circundam ou ligam Madrid.

A câmara municipal espera que estas medidas ajudem a reduzir significativamente o número de pessoas que entram em Madrid com automóveis e desta forma os níveis de poluição dentro da cidade.

A medida é tomada depois de dois dias em que os níveis de poluição subiram para valores considerados elevados, sem que haja uma previsão meteorológica favorável.

Esta manhã havia pouco trânsito no centro de Madrid, o que também é explicado pela "ponte" do fim de semana com o feriado do Dia de Todos-os-Santos que se comemora a 1 de novembro.

Com Lusa

  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • O pedido de desculpas de Dijsselbloem
    2:12

    Mundo

    O Governo português continua a mostrar a indignação que diz sentir perante as declarações do presidente do Eurogrupo. O ministro dos Negócios Estrangeiros português garante que com Dijsselbloem "não há conversa possível". Jeroen Dijsselbloem começou por recusar pedir desculpa mas depois cedeu perante a onda de indignação.

  • A primeira vez do Sr. Árbitro
    12:41