sicnot

Perfil

Mundo

Guterres e Obama vão encontrar-se na Casa Branca

© Majed Jaber / Reuters

O próximo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, encontra-se na próxima sexta-feira, na Casa Branca, com o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

No início do mês, Guterres já se tinha encontrado com o secretário de Estado dos EUA, John Kerry que considerou o secretário-geral designado da ONU o "homem certo para o momento."

"É uma altura em que os princípios das Nações Unidas e a sua liderança serão tão importantes como qualquer outro momento de que tenha memória. E acho que António [Guterres] é o homem certo para o momento; tem grandes responsabilidades, mas pode oferecer energia, capacidade e experiência", disse.

António Guterres presta juramento sobre a Carta das Nações Unidas numa cerimónia pública em Nova Iorque a 12 de dezembro.

O juramento acontece às 10:00 (14:00 em Lisboa) na sala da Assembleia Geral da organização e perante representantes dos 193 Estados-membros.

O Estado português será representado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo primeiro-ministro, António Costa.

Antes do juramento do antigo primeiro-ministro, será feita uma cerimónia de homenagem ao sul-coreano Ban Ki-moon, que termina um período de dez anos na liderança da organização.

O mandato de cinco anos de António Guterres como Secretário-geral começa a 01 de janeiro. Esta será a única cerimónia a marcar o seu início.

Lusa

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.