sicnot

Perfil

Mundo

Congresso colombiano ratifica novo acordo de paz com as FARC

O cumprimento entre o Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e o líder das FARC, Rodrigo Londono.

O Congresso colombiano ratificou na quarta-feira o novo acordo de paz assinado entre o Governo e a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

A Câmara dos Deputados aprovou o texto, por unanimidade, secundando o voto favorável que já havia sido dado pelo Senado no dia anterior.

Os membros presentes na câmara baixa do Congresso da Colômbia aprovaram na quarta-feira (madrugada de hoje em Lisboa), com 130 votos a favor e zero contra, o acordo que pretende pôr fim a 52 anos de conflito armado e que foi renegociado após a primeira versão ter sido rejeitada num referendo, a 02 de outubro.

O acordo revisto introduz cerca de 50 alterações, com o objetivo de fazer face às críticas.

As mudanças no texto do acordo incluem desde a proibição de juízes estrangeiros julgarem alegados crimes pelas tropas governamentais ou guerrilheiros até ao compromisso da FARC em perder ativos, alguns obtidos através do tráfico de droga, para ajudar a compensar as vítimas do conflito.

No entanto, as FARC não aceitaram a principal exigência dos opositores ao acordo, que pediam penas de prisão para os líderes da guerrilha acusados de crimes e estritas limitações na sua futura participação na vida política.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.