sicnot

Perfil

Mundo

Papa pede que "em nenhuma parte do mundo existam crianças soldados"

© Stefano Rellandini / Reuters

O papa Francisco apelou esta quinta-feira para que "em nenhuma parte do mundo existam crianças soldados", numa mensagem em vídeo divulgada na internet e citada pela agência EFE.

O vídeo insere-se numa iniciativa do papa, que publica todos os meses em língua espanhola uma gravação em que analisa aquilo que entende ser uma preocupação da humanidade.

No vídeo de dezembro, o papa afirma que, "neste mundo, em que se desenvolveram as tecnologias mais sofisticadas, vendem-se armas que terminam nas mãos de crianças soldados".

"Devemos fazer todo o possível para que se respeite a dignidade das crianças e para terminar com esta forma de escravatura. Sejas quem sejas, se estás comovido como eu, peço-te que te juntes a esta intenção, para que em nenhuma parte do mundo existam crianças soldados", disse o papa Francisco.

Em anteriores ocasiões, o papa havia refletido sobre assuntos como a proteção do ambiente, a igualdade entre homens e mulheres, a crise dos refugiados, a exploração laboral e o diálogo inter-religioso para fomentar a paz.

Lusa

  • Buscas e apreensões na esquadra da PSP na Brandoa

    País

    O Ministério Público de Sintra esteve a fazer buscas e apreensões, esta manhã, na esquadra da PSP da Brandoa, no concelho da Amadora. De acordo com a Procuradoria-Gera Distrital de Lisboa, em causa estão crimes de corrupção passiva e ativa e abuso de poder.

  • Portugueses divididos na recondução da procuradora-geral da República
    1:31
  • "Os castigos incluiam sovas frequentes e até estrangulamento"
    5:03
  • Teste ao sangue deteta oito tipos de cancro

    Mundo

    Um novo teste sanguíneo experimental permitiu detetar precocemente os oito cancros mais frequentes em 70 por cento dos casos, de acordo com um estudo publicado na revista Nature feito por investigadores nos Estados Unidos.