sicnot

Perfil

Mundo

Parlamento turco vai analisar proposta de reforço de poderes de Erdogan

© Brendan McDermid / Reuters

O partido no poder na Turquia vai apresentar "na próxima semana" ao parlamento uma reforma da Constituição para alargar os poderes do presidente, anunciou hoje o primeiro-ministro, Binali Yildirim.

"Apresentaremos na próxima semana a nossa proposta de reforma constitucional à Grande Assembleia Nacional da Turquia", declarou Yildirim, adiantando que se o texto for aprovado pelo Parlamento será submetido a referendo "no início do verão".

A reforma a apresentar ao Parlamento é "um texto apoiado pelo AKP (Partido da Justiça e Desenvolvimento, no poder) e pelo MHP (Partido de Ação Nacionalista, oposição)", adiantou o primeiro-ministro turco à imprensa, após um encontro com o dirigente da direita nacionalista Devlet Bahçeli.

Este último afirmou que o seu encontro se desenrolou "de modo positivo" e que Yildirim afirmou que a proposta de reforma será "revista uma última vez".

Segundo vários responsáveis do AKP, a reforma desejada pelo governo prevê a transferência do essencial dos poderes executivos do primeiro-ministro para o presidente.

Primeiro presidente turco eleito por sufrágio universal, em 2014, Recep Tayyip Erdogan nunca parou de exortar o Governo a reformar a Constituição para instaurar um regime presidencial.

Yildirim indicou que a reforma a propor autorizará o presidente a "conservar os laços com o seu partido político", contrariamente ao que estipula a Constituição atual.

Uma reforma da Constituição precisa de um apoio de dois terços dos deputados (367) para ser aprovada diretamente e de pelo menos três quintos (330) para poder ser submetida a referendo.

Com 317 eleitos no parlamento, o AKP não conseguiria fazer passar a reforma sozinho e iniciou o mês passado negociações com os nacionalistas do MHP (40 deputados).

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.