sicnot

Perfil

Mundo

José Eduardo dos Santos não vai ser cabeça-de-lista do MPLA nas próximas Presidenciais

Themba Hadebe / AP

O Presidente angolano José Eduardo dos Santos não vai ser o cabeça de lista do MPLA às eleições presidenciais do próximo ano.

Segundo o jornal online Africa Monitor Intelligence, o 'bureau' político, ou seja, a cúpula dos dirigentes do MPLA, decidiu submeter ao comité central do partido, marcado para esta sexta-feira, o nome do cabeça de lista João Lourenço, atual ministro da Defesa.

José Eduardo dos Santos será assim o número dois, ou seja, candidato a vice-Presidente, de acordo com fonte próxima do partido, citada pelo jornal.

Desde que Manuel Vicente foi afastado, o nome de João Lourenço era certo como número dois. Com esta decisão. que o comité central ratificará esta sexta-feira, José Eduardo dos Santos deixará de ser Presidente de Angola.

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a lider da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleiçoes em vários países, como a Alemanha e a Holanda.