sicnot

Perfil

Mundo

A força já não está com "Jedi"

© Toru Hanai / Reuters

Calma, fãs da "Guerra das Estrelas". Têm de ser fortes para ler isto: o "Jediísmo", culto da mitologia da saga, não é uma religião. Quem o declarou foi a Comissão de Caridade do Reino Unido. [E vai ganhar inimigos.]

A Comissão rejeitou um pedido de concessão de estatuto de Religião ao Templo da Ordem de Jedi alegando que o "Jediísmo" não "promove a melhoria moral ou ética" para finalidades da lei da caridade em Inglaterra e em Gales.

{Conheça o Jediísmo.}

© Valentyn Ogirenko / Reuters

Luke Skywalker, Jedis, Ewoks, Darth Vader. Nem lhes valeu a existência de um planeta próprio,Tatooine. A força não convenceu a Comissão.

Nos censos de 2011, 177.000 pessoas no Reino Unido declararam-se seguidores do "Jediísmo", tornando-se assim a sétima religião mais popular. [Sim, leu bem.]

© Eloy Alonso / Reuters

Na sua decisão, a Comissão de Caridade, acrescentou ainda que "falta o elemento espiritual" ao "Jediísmo", que não há evidências de uma "melhoria moral" e ainda que não tem "coerência, coesão ou seriedade" para ser, verdadeiramente, um sistema de crenças. Para ser classificada de religião também deve ter um impacto positivo sobre a sociedade em geral, termina a Comissão o seu fundamento.

Sabres de luz ao alto!

© Kim Hong-Ji / Reuters

  • "O Benfica é atacado e não há ninguém que fale e que dê a cara?"
    6:05
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    Depois do artigo publicado no blog "Geração Benfica", Rui Gomes da Silva reiterou esta segunda-feira, em O Dia Seguinte da SIC Notícias, algumas das críticas à estrutura do clube. O antigo vice-presidente do Benfica defendeu Luís Filipe Vieira, Rui Vitória e Nuno Gomes. E acusou novamente Rui Costa de passividade e os vice-presidentes de não darem a cara. 

  • As primeiras imagens do furacão Maria pelas Caraíbas
    2:44
  • "Myanmar não teme o escrutínio internacional"
    1:07
  • Exercício e pastilha elástica: o que faz o país com mais idosos no mundo
    1:17