sicnot

Perfil

Mundo

A força já não está com "Jedi"

© Toru Hanai / Reuters

Calma, fãs da "Guerra das Estrelas". Têm de ser fortes para ler isto: o "Jediísmo", culto da mitologia da saga, não é uma religião. Quem o declarou foi a Comissão de Caridade do Reino Unido. [E vai ganhar inimigos.]

A Comissão rejeitou um pedido de concessão de estatuto de Religião ao Templo da Ordem de Jedi alegando que o "Jediísmo" não "promove a melhoria moral ou ética" para finalidades da lei da caridade em Inglaterra e em Gales.

{Conheça o Jediísmo.}

© Valentyn Ogirenko / Reuters

Luke Skywalker, Jedis, Ewoks, Darth Vader. Nem lhes valeu a existência de um planeta próprio,Tatooine. A força não convenceu a Comissão.

Nos censos de 2011, 177.000 pessoas no Reino Unido declararam-se seguidores do "Jediísmo", tornando-se assim a sétima religião mais popular. [Sim, leu bem.]

© Eloy Alonso / Reuters

Na sua decisão, a Comissão de Caridade, acrescentou ainda que "falta o elemento espiritual" ao "Jediísmo", que não há evidências de uma "melhoria moral" e ainda que não tem "coerência, coesão ou seriedade" para ser, verdadeiramente, um sistema de crenças. Para ser classificada de religião também deve ter um impacto positivo sobre a sociedade em geral, termina a Comissão o seu fundamento.

Sabres de luz ao alto!

© Kim Hong-Ji / Reuters

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.