sicnot

Perfil

Mundo

A força já não está com "Jedi"

© Toru Hanai / Reuters

Calma, fãs da "Guerra das Estrelas". Têm de ser fortes para ler isto: o "Jediísmo", culto da mitologia da saga, não é uma religião. Quem o declarou foi a Comissão de Caridade do Reino Unido. [E vai ganhar inimigos.]

A Comissão rejeitou um pedido de concessão de estatuto de Religião ao Templo da Ordem de Jedi alegando que o "Jediísmo" não "promove a melhoria moral ou ética" para finalidades da lei da caridade em Inglaterra e em Gales.

{Conheça o Jediísmo.}

© Valentyn Ogirenko / Reuters

Luke Skywalker, Jedis, Ewoks, Darth Vader. Nem lhes valeu a existência de um planeta próprio,Tatooine. A força não convenceu a Comissão.

Nos censos de 2011, 177.000 pessoas no Reino Unido declararam-se seguidores do "Jediísmo", tornando-se assim a sétima religião mais popular. [Sim, leu bem.]

© Eloy Alonso / Reuters

Na sua decisão, a Comissão de Caridade, acrescentou ainda que "falta o elemento espiritual" ao "Jediísmo", que não há evidências de uma "melhoria moral" e ainda que não tem "coerência, coesão ou seriedade" para ser, verdadeiramente, um sistema de crenças. Para ser classificada de religião também deve ter um impacto positivo sobre a sociedade em geral, termina a Comissão o seu fundamento.

Sabres de luz ao alto!

© Kim Hong-Ji / Reuters

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00
  • Marcelo diz que Europa não deve contar com benevolência dos aliados 
    1:19

    País

    O Presidente da República concorda com Angela Merkel, que este domingo defendeu que a Europa já não pode confiar a 100% nos países aliados. Numa conferência sobre o futuro da Europa, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que a União Europeia tem de assumir responsabilidades e protagonismo e não pode contar com a iniciativa e a benevolência dos aliados.

  • Novos casos de tuberculose caíram para metade

    País

    Portugal reduziu para metade o número de novos casos de tuberculose entre 2000 e 2016, segundo um relatório hoje divulgado, que mostra que, no ano passado, a taxa de incidência da doença foi de 18 por 100 mil habitantes.

  • Julgamento de Pedro Dias só deve começar após as férias judiciais
    2:59

    País

    O Tribunal da Guarda vai juntar o homicídio de Liliane Pinto ao processo principal dos crimes de Aguiar da Beira. Pedro Dias será interrogado em julho, mas o julgamento só deve começar depois das férias judiciais. No interrogatório judicial de 10 de novembro do ano passado, Pedro Dias ficou em silêncio.

  • Merkel sugere que a Europa já não pode contar com aliados como os EUA
    1:45

    Mundo

    Depois das cimeiras do G7 e da NATO,e sem nunca mencionar Donald Trump, a chanceler alemã diz que é tempo de cada país tomar conta do próprio destino. As declarações de Angela Merkel foram feitas em Munique numa ação de campanha da CDU e evidenciam incómodo em relação às posições manifestadas pelos EUA.

  • Bombeiro alvejado durante assalto em Buenos Aires
    1:07

    Mundo

    A polícia argentina está a investigar o assalto e a agressão a tiro a um bombeiro em Buenos Aires. O homem de 30 anos foi atacado por três jovens, o momento foi captado pelas câmaras de videovigilância. As imagens mostram o exato momento em que o bombeiro foi atacado pelo grupo, perto de um quiosque de alimentação automático. De acordo com as informações disponíveis, a vítima terá sido alvejada seis vezes.