sicnot

Perfil

Mundo

A força já não está com "Jedi"

© Toru Hanai / Reuters

Calma, fãs da "Guerra das Estrelas". Têm de ser fortes para ler isto: o "Jediísmo", culto da mitologia da saga, não é uma religião. Quem o declarou foi a Comissão de Caridade do Reino Unido. [E vai ganhar inimigos.]

A Comissão rejeitou um pedido de concessão de estatuto de Religião ao Templo da Ordem de Jedi alegando que o "Jediísmo" não "promove a melhoria moral ou ética" para finalidades da lei da caridade em Inglaterra e em Gales.

{Conheça o Jediísmo.}

© Valentyn Ogirenko / Reuters

Luke Skywalker, Jedis, Ewoks, Darth Vader. Nem lhes valeu a existência de um planeta próprio,Tatooine. A força não convenceu a Comissão.

Nos censos de 2011, 177.000 pessoas no Reino Unido declararam-se seguidores do "Jediísmo", tornando-se assim a sétima religião mais popular. [Sim, leu bem.]

© Eloy Alonso / Reuters

Na sua decisão, a Comissão de Caridade, acrescentou ainda que "falta o elemento espiritual" ao "Jediísmo", que não há evidências de uma "melhoria moral" e ainda que não tem "coerência, coesão ou seriedade" para ser, verdadeiramente, um sistema de crenças. Para ser classificada de religião também deve ter um impacto positivo sobre a sociedade em geral, termina a Comissão o seu fundamento.

Sabres de luz ao alto!

© Kim Hong-Ji / Reuters

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.