sicnot

Perfil

Mundo

A força já não está com "Jedi"

© Toru Hanai / Reuters

Calma, fãs da "Guerra das Estrelas". Têm de ser fortes para ler isto: o "Jediísmo", culto da mitologia da saga, não é uma religião. Quem o declarou foi a Comissão de Caridade do Reino Unido. [E vai ganhar inimigos.]

A Comissão rejeitou um pedido de concessão de estatuto de Religião ao Templo da Ordem de Jedi alegando que o "Jediísmo" não "promove a melhoria moral ou ética" para finalidades da lei da caridade em Inglaterra e em Gales.

{Conheça o Jediísmo.}

© Valentyn Ogirenko / Reuters

Luke Skywalker, Jedis, Ewoks, Darth Vader. Nem lhes valeu a existência de um planeta próprio,Tatooine. A força não convenceu a Comissão.

Nos censos de 2011, 177.000 pessoas no Reino Unido declararam-se seguidores do "Jediísmo", tornando-se assim a sétima religião mais popular. [Sim, leu bem.]

© Eloy Alonso / Reuters

Na sua decisão, a Comissão de Caridade, acrescentou ainda que "falta o elemento espiritual" ao "Jediísmo", que não há evidências de uma "melhoria moral" e ainda que não tem "coerência, coesão ou seriedade" para ser, verdadeiramente, um sistema de crenças. Para ser classificada de religião também deve ter um impacto positivo sobre a sociedade em geral, termina a Comissão o seu fundamento.

Sabres de luz ao alto!

© Kim Hong-Ji / Reuters

  • Fogo reaproxima-se do Parque Empresarial de Proença-a-Nova

    País

    Um reacendimento próximo do Parque Empresarial de Proença-a-Nova (PEPA) é esta quarta-feira à tarde a situação mais complicada do fogo que lavra no concelho e no local já estão concentrados meios de combate, disse à Lusa o presidente da Câmara.

  • Sócrates diz que Direita quis impedi-lo de candidatura presidencial

    País

    O ex-primeiro-ministro José Sócrates reiterou esta quarta-feira, em declarações aos correspondentes estrangeiros em Portugal, que o processo judicial em que está envolvido resulta de uma campanha orquestrada pela direita para evitar a sua candidatura a Presidente da República.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • Dia dos Avós nasceu em Penafiel
    1:48

    País

    O Dia dos Avós, que hoje se assinala, nasceu por iniciativa de uma habitante de Penafiel. A data foi celebrada no parque da cidade, com centenas de avós.

  • Trump proíbe transgéneros no exército norte-americano

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quarta-feira que as pessoas transgénero não podem servir no exército dos Estados Unidos, justificando a decisão com os "custos médicos enormes" e as perturbações que tal situação envolve.

  • Oposição tenta travar eleição da nova Assembleia Constituinte na Venezuela
    2:14