sicnot

Perfil

Mundo

Aumenta para 52 o número de mortos na Sibéria após ingestão de óleo de banho

© Stringer Russia / Reuters

O número de mortos em Irkutsk na Sibéria aumentou para 52. As vítimas ingeriram um óleo de banho com alto teor de álcool.

A loção era aparentemente destinada à higiene. Contudo, por ser muito barata, acabou por ser consumida como substituto da vodca e de outras bebidas alcoólicas. O metanol começou por dar aos consumidores uma sensação e embriagues, mas depressa o efeito foi igual ao de um veneno.

O caso já está a ser alvo de um inquérito. O produto começou a ser retirado do mercado, no entanto dezenas de pessoas têm chegado aos hospitais da cidade com os mesmos sintomas.

Com 52 mortos já contabilizados, nesta altura há ainda muitos pacientes em estado crítico nas unidades de cuidados intensivos.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.