sicnot

Perfil

Mundo

Turquia vai homenagear embaixador russo morto com nome de rua em Ancara

© Umit Bektas / Reuters

A rua onde se situa a embaixada da Rússia em Ancara passará a chamar-se Andrey Karlov, o nome do embaixador russo assassinado na segunda-feira, anunciou hoje o ministro turco dos Negócios Estrangeiros, Mevlüt Çavusoglu.

Os especialistas investigarão o homicídio de forma "transparente", acrescentou Çavusoglu, citado pela agência Efe, numa conferência de imprensa em Moscovo, onde se reuniu com os seus homólogos russo e iraniano para debater a situação na Síria e em Alepo.

O chefe da diplomacia turca acrescentou que o objetivo do ataque foi o de prejudicar as relações entre a Turquia e a Rússia e que ambos os países estão conscientes disso.

A polícia turca deteve hoje seis pessoas no âmbito das investigações relacionadas com o homicídio de Karlov na capital turca.

Os detidos são familiares e pessoas próximas do homicida do embaixador, Mevlüt Mert Altintas, um polícia da unidade anti-motim.

De acordo com os meios de comunicação turcos, a polícia está a investigar o vínculo entre o homicida e a organização do clérigo muçulmano Fethullah Güllen, a quem Ancara acusa de estar por detrás da tentativa de golpe de Estado no passado dia 15 de julho.

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato. 

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.