sicnot

Perfil

Mundo

Turquia vai homenagear embaixador russo morto com nome de rua em Ancara

© Umit Bektas / Reuters

A rua onde se situa a embaixada da Rússia em Ancara passará a chamar-se Andrey Karlov, o nome do embaixador russo assassinado na segunda-feira, anunciou hoje o ministro turco dos Negócios Estrangeiros, Mevlüt Çavusoglu.

Os especialistas investigarão o homicídio de forma "transparente", acrescentou Çavusoglu, citado pela agência Efe, numa conferência de imprensa em Moscovo, onde se reuniu com os seus homólogos russo e iraniano para debater a situação na Síria e em Alepo.

O chefe da diplomacia turca acrescentou que o objetivo do ataque foi o de prejudicar as relações entre a Turquia e a Rússia e que ambos os países estão conscientes disso.

A polícia turca deteve hoje seis pessoas no âmbito das investigações relacionadas com o homicídio de Karlov na capital turca.

Os detidos são familiares e pessoas próximas do homicida do embaixador, Mevlüt Mert Altintas, um polícia da unidade anti-motim.

De acordo com os meios de comunicação turcos, a polícia está a investigar o vínculo entre o homicida e a organização do clérigo muçulmano Fethullah Güllen, a quem Ancara acusa de estar por detrás da tentativa de golpe de Estado no passado dia 15 de julho.

  • UGT reivindica que salário mínimo ultrapasse os 600€
    0:26

    Economia

    O secretário-geral da UGT reivindica que até 2019 o salário mínimo nacional ultrapasse os 600 euros. Este sábado, num congresso distrital na Guarda, Carlos Silva considerou que o Governo tem condições para ir mais além e voltou a defender que para o próximo ano o patamar mínimo para a negociação deve ser os 585 euros.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04
  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.

  • Tony Carreira em Paris com sala cheia
    2:36

    Cultura

    O cantor Tony Carreira actuou ontem em Paris e teve sala cheia a aplaudir os temas que o tornaram conhecido há quase 30 anos. As recentes acusações de plágio não parecem afectar a popularidade do artista, que vai continuar em tournée. A Sic acompanhou o artista neste concerto.