sicnot

Perfil

Mundo

Cidade chinesa mais afetada por vaga de poluição encerra escolas

A cidade mais afetada pela vaga de poluição que atinge grande parte do norte da China encerrou hoje as escolas, apenas ao fim do sexto dia sob alerta máximo, provocando descontentamento face à resposta tardia das autoridades.

Desde sexta-feira, um espesso manto de poluição cobre grande parte do norte da China, afetando 460 milhões de pessoas.

Shijiazhuang, a capital da província de Hebei, que confina com Pequim, é a cidade mais severamente atingida pela poluição.

Desde sexta-feira que está sob alerta vermelho, o que exige o encerramento de fábricas e a redução do trânsito, enquanto aconselha Infantários e escolas de ensino básico a suspenderem as aulas.

O departamento de Educação da cidade esperou, no entanto, até terça-feira à noite, para anunciar o encerramento dos estabelecimentos de ensino, medida já adotada nas cidades próximas de Pequim e Tianjin.

Em comunicado, o departamento diz ainda que para o ensino médio e secundário a decisão de encerrar deve ser tomada pela escola.

A mensagem mereceu reações nas redes sociais.

"Serão os corpos dos estudantes do ensino médio purificadores de ar", questionou um internauta, acrescentando: "Vão esperar até que estejamos todos doentes para então resolver o problema?".

Shijiazhuang foi atingida por dez vagas severas de poluição, até à data, neste inverno, de acordo com o jornal oficial China Daily.

A lista das cidades mais poluídas, elaborada pelo Ministério da Proteção Ambiental chinês, coloca Shijiazhuang em primeiro.

Nas últimas 48 horas, a concentração de partículas PM2.5 - as mais finas e suscetíveis de se infiltrarem nos pulmões -, em Shijiazhuang, atingiu os 733 microgramas por metro cúbico, 29 vezes acima do nível máximo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Lusa

  • O dia em que o Brexit começa
    1:25

    Brexit

    A primeira-ministra britânica já assinou a carta que vai enviar ao Conselho Europeu para formalizar a vontade do Reino Unido de sair da União Europeia. O artigo 50.º do Tratado de Lisboa será ativado nas próximas horas. Na véspera, Theresa May recebeu da Escócia um novo contratempo político.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Governo vai dar mais meios à investigação criminal
    2:34

    País

    A ministra da Justiça garante que o Governo vai dar mais meios à investigação criminal, mas assegura que não vai mexer nos prazos dos inquéritos. A questão tem sido insistentemente levantada pela defesa de José Sócrates, que se queixa de que a Operação Marquês já ultrapassou todos os prazos.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.