sicnot

Perfil

Mundo

Três homens mortos pela polícia antiterrorista da Indonésia

© Antara Foto Agency / Reuters

Três homens foram mortos pela polícia antiterrorista da Indonésia depois de um tiroteio numa casa, em Jacarta, onde foi encontrada uma bomba.

O porta-voz da Polícia Nacional Rikwanto disse à MetroTV que um bairro residencial da cidade foi evacuado e que uma pessoa foi detida durante a operação.

A polícia acredita que o grupo planeava um ataque na véspera do ano novo.

Segundo Rikwanto, os três homens tentaram resistir à detenção.

O porta-voz acrescentou que a polícia acredita que estavam ligados a um grupo detido a 10 de dezembro perto de Jacarta, suspeito de planear um ataque suicida em frente do palácio presidencial, durante a cerimónia de render da guardam que atrai sempre turistas.

Esse atentado falhado foi então atribuído pelas autoridades a Bahrun Naim, que está na Síria. Trata-se de um dos líderes dos Katibah Nusantara, uma brigada do grupo terrorista Daesh formada por militantes oriundos da Malásia, Indonésia e Filipinas.

Pelo menos 14 pessoas foram detidas por suspeitas de envolvimento no planeamento de ataques suícidas em Jacarta. Vários suspeitos confirmam ter recebido dinheiro de um indonésio que estará a lutar pelo Daesh na Síria.

As autoridades acusam Bahrun Naim de instigar atentados na Indonésia e de estar por detrás de vários ataques à polícia no último ano.

A indonésia, com 260 milhões de habitantes, é o maior país muçulmano do mundo.

Lusa

  • Doze incêndios mobilizam 2.100 operacionais

    País

    Os 12 incêndios que lavram em Portugal esta manhã mobilizam mais de 2.100 operacionais, numa altura em que os fogos de Pedrógrão Grande e Góis estão dados como dominados, mas continuam a mobilizar a maioria dos meios.

  • Seleção de sub-21 precisa de vencer a Macedónia

    Desporto

    A seleção portuguesa de futebol de sub-21 precisa, hoje, de vencer a Macedónia e de marcar pelo menos quatro golos para poder sonhar ainda com a presença nas meias-finais do Europeu da categoria, que decorre na Polónia.

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Metade dos moradores de Sandinha recusaram sair das casas
    3:14
  • Habitantes de Várzeas tentam regressar à normalidade
    2:48
  • Corpos da tragédia em Pedrógão guardados em camião de alimentos
    8:11

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Duarte Nuno Vieira, médico legista, esteve esta quinta-feira, na Edição da Noite, para comentar o que já foi feito e o que falta fazer em Pedrógão Grande, depois de ter sido atingido pelos incêndios. O presidente do Conselho Europeu de Medicina Legal defendeu que guardar os corpos das vítimas mortais num camião de alimentos foi uma "maneira de solucionar o problema da forma possível", visto que não há espaço no Instituto Nacional De Medicina Legal.

  • Trump volta a garantir que não tentou interferir na investigação do FBI
    0:17

    Mundo

    O Presidente dos EUA reitera que não tentou interferir na investigação do FBI em relação às alegadas interferências da Rússia nas eleições presidenciais. Questionado sobre as gravações das conversas que manteve com o ex-diretor da polícia de investigação, James Comey, Donald Trump prometeu esclarecimentos num futuro breve.

  • "A informação pode ter saído depois da hora do exame de Português"
    1:19

    País

    O presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais diz que é preciso aguardar pelas conclusões do relatório sobre a alegada fuga de informação do exame nacional de Português. Jorge Ascensão defende que a investigação deve causar o mínimo de impacto aos alunos que realizaram a prova.