sicnot

Perfil

Mundo

Três homens mortos pela polícia antiterrorista da Indonésia

© Antara Foto Agency / Reuters

Três homens foram mortos pela polícia antiterrorista da Indonésia depois de um tiroteio numa casa, em Jacarta, onde foi encontrada uma bomba.

O porta-voz da Polícia Nacional Rikwanto disse à MetroTV que um bairro residencial da cidade foi evacuado e que uma pessoa foi detida durante a operação.

A polícia acredita que o grupo planeava um ataque na véspera do ano novo.

Segundo Rikwanto, os três homens tentaram resistir à detenção.

O porta-voz acrescentou que a polícia acredita que estavam ligados a um grupo detido a 10 de dezembro perto de Jacarta, suspeito de planear um ataque suicida em frente do palácio presidencial, durante a cerimónia de render da guardam que atrai sempre turistas.

Esse atentado falhado foi então atribuído pelas autoridades a Bahrun Naim, que está na Síria. Trata-se de um dos líderes dos Katibah Nusantara, uma brigada do grupo terrorista Daesh formada por militantes oriundos da Malásia, Indonésia e Filipinas.

Pelo menos 14 pessoas foram detidas por suspeitas de envolvimento no planeamento de ataques suícidas em Jacarta. Vários suspeitos confirmam ter recebido dinheiro de um indonésio que estará a lutar pelo Daesh na Síria.

As autoridades acusam Bahrun Naim de instigar atentados na Indonésia e de estar por detrás de vários ataques à polícia no último ano.

A indonésia, com 260 milhões de habitantes, é o maior país muçulmano do mundo.

Lusa

  • "Joguem à bola"
    1:35

    Desporto

    Cerca de uma centena de adeptos do Sporting esperaram até perto das 3:00 pela chegada da equipa ao estádio de Alvalade. Depois da eliminação da Taça de Portugal, em Chaves, foi necessário o reforço policial para garantir a segurança da comitiva leonina.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Obama encurta pena de delatora do Wikileaks
    1:45
  • Putin sai em defesa de Trump
    2:29

    Mundo

    Vladimir Putin já saiu em defesa de Donald Trump e diz que houve uma tentativa de minar o Presidente eleito dos Estados Unidos, através de um alegado relatório, atribuido à espionagem russa. Putin diz que o relatório é falso.