sicnot

Perfil

Mundo

Três homens mortos pela polícia antiterrorista da Indonésia

© Antara Foto Agency / Reuters

Três homens foram mortos pela polícia antiterrorista da Indonésia depois de um tiroteio numa casa, em Jacarta, onde foi encontrada uma bomba.

O porta-voz da Polícia Nacional Rikwanto disse à MetroTV que um bairro residencial da cidade foi evacuado e que uma pessoa foi detida durante a operação.

A polícia acredita que o grupo planeava um ataque na véspera do ano novo.

Segundo Rikwanto, os três homens tentaram resistir à detenção.

O porta-voz acrescentou que a polícia acredita que estavam ligados a um grupo detido a 10 de dezembro perto de Jacarta, suspeito de planear um ataque suicida em frente do palácio presidencial, durante a cerimónia de render da guardam que atrai sempre turistas.

Esse atentado falhado foi então atribuído pelas autoridades a Bahrun Naim, que está na Síria. Trata-se de um dos líderes dos Katibah Nusantara, uma brigada do grupo terrorista Daesh formada por militantes oriundos da Malásia, Indonésia e Filipinas.

Pelo menos 14 pessoas foram detidas por suspeitas de envolvimento no planeamento de ataques suícidas em Jacarta. Vários suspeitos confirmam ter recebido dinheiro de um indonésio que estará a lutar pelo Daesh na Síria.

As autoridades acusam Bahrun Naim de instigar atentados na Indonésia e de estar por detrás de vários ataques à polícia no último ano.

A indonésia, com 260 milhões de habitantes, é o maior país muçulmano do mundo.

Lusa

  • Principais factos da acusação no caso BPN dados como provados

    País

    O coletivo de juízes responsável pelo julgamento do processo principal do caso BPN interrompeu perto das 13:00 a leitura do acórdão iniciada pelas 10:30. Os principais factos da acusação são dados como provados, mas a leitura deverá demorar algumas horas.

  • Greve na Função Pública vai afetar escolas, saúde e cultura

    País

    A greve nacional convocada para sexta-feira pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) deverá afetar as escolas, a área da saúde e ainda da cultura, entre outros serviços, afirmou esta quarta-feira a dirigente sindical, Ana Avoila.

  • Papa pede a Trump para ser pacificador
    1:12
  • Supremo confirma condenação de Messi por fraude fiscal

    Desporto

    O Supremo Tribunal de Justiça espanhol confirma a condenação de Lionel Messi por fraude fiscal. A notícia foi avançada pelo El País. O jogador do Barcelona foi condenado a 21 meses de prisão por três crimes fiscais que lesaram o Estado em 4,1 milhões de euros.

  • Autódromo do Estoril está ilegal há 45 anos

    Desporto

    De acordo com o Público este equipamento desportivo, inaugurado na década de 70, não tem licença de construção nem de utilização. Uma notícia que apanhou de surpresa o executivo camarário de Cascais, liderado por Carlos Carreiras.

  • Seca na Bacia do Sado exige restrições ao uso da água no Alentejo

    País

    A Agência Portuguesa do Ambiente aprovou hoje um conjunto de medidas para gestão dos recursos hídricos, definindo medidas específicas para a bacia hidrográfica do Sado, a única que se encontra em situação de seca. Além da diminuição de regas em hortas e jardins, a APA recomenda o encerramento das fontes decorativas, a proibição de encher piscinas e de lavagem de automóveis.