sicnot

Perfil

Mundo

Amnistia Internacional denuncia atrocidades vividas por crianças em Mosul

A Amnistia Internacional denunciou hoje que crianças morrem, sofrem lesões "atrozes" e testemunham "cenas traumatizantes que ninguém deveria ver" em Mosul, cidade que o exército iraquiano tenta recuperar ao grupo radical Daesh.

Mosul, a segunda maior cidade do Iraque, foi palco de combates depois do lançamento, há dois meses, de uma ofensiva que visa expulsar os radicais do Daesh.

As forças armadas iraquianas, apoiadas por uma coligação internacional, conseguiram recuperar o controlo de zonas no leste da cidade, mas o Daesh continua a controlar o oeste e os combates na rua são descritos como bastante violentos.

No relatório hoje divulgado, a Amnistia Internacional refere como as crianças "envolvidas na batalha brutal de Mosul viram coisas que ninguém, independentemente da idade, deve ver", explicou Donatella Rovera, conselheira daquela ONG para as situações de crise.

"Encontrei crianças que sofreram lesões atrozes e viram os seus familiares e vizinhos decapitados por obuses, retalhados por carros bomba, esmagados sob os escombros das suas casas", continuou.

Noutro relatório, publicado na quarta-feira, a Human Rights Watch já tinha referido que os radicais do Daesh visavam "deliberadamente" os civis que recusam servir de "escudos humanos" e as mortes de civis causadas por ataques aéreos da coligação internacional e do exército iraquiano.

Lusa

  • Primeiras projeções dão vitória a Angela Merkel

    Mundo

    A CDU da chanceler Angela Merkel venceu as eleições legislativas deste domingo com 33,5% dos votos, seguida dos sociais-democratas do SPD e do partido Alternativa para a Alemanha, de extrema-direita, segundo uma sondagem divulgada pela televisão pública ZDF.

  • Maratona da democracia em Barcelona
    1:18

    Mundo

    Na Catalunha, milhares de pessoas alimentam o braço de ferro com Madrid. Em Barcelona decorre a maratona pela democracia, na Praça da Universidade. A iniciativa repete-se noutros 300 municípios da região.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.