sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 60 mortos em ofensiva contra o Daesh no nordeste de Alepo

Pelo menos 61 pessoas morreram desde quarta-feira na Síria em combates entre o grupo radical Daesh e rebeldes apoiados pelas forças turcas na cidade de al-Bab, no nordeste da província de Alepo, informaram hoje ativistas.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que dez soldados turcos e 32 combatentes sírios que participavam na ofensiva "Escudo do Eufrates" contra o Daesh al-Bab morreram nos confrontos e atentados com carros armadilhados dos radicais.

O Daesh registou, por sua vez, 19 vítimas mortais, às que se somaram dezenas de feridos.

Fontes militares citadas pela estação turca NTV anunciaram na quarta-feira que 14 militares morreram e outros 33 ficaram feridos em vários ataques do Daesh perto de al-Bab.

Os rebeldes sírios, apoiados por aviões e carros de combate turcos, lançaram na quarta-feira uma ofensiva na periferia de al-Bab, mas o ataque foi repelido pelos radicais, que recuperaram esses pontos, disse o Observatório.

Desde o fim de agosto, grupos armados sírios e tropas turcas levam a cabo a operação "Escudo de Eufrates" para expulsar o Daesh do norte de Alepo e impedir o progresso da aliança curdo- árabe Forças da Síria Democrática (FSD), apoiada pelos Estados Unidos.

A 10 de dezembro, as fações sírias anunciaram o começo do ataque para "libertar" al-Bab, onde conseguiram entrar depois de romperem a primeira linha de defesa dos radicais.

Lusa

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.