sicnot

Perfil

Mundo

Pequim levanta alerta máximo de poluição

Pequim levantou hoje o alerta máximo por poluição que vigorava desde sexta-feira, depois de o vento dissipar um manto de fumo e o céu azul regressar à capital chinesa.

A concentração de partículas PM2.5 - as mais finas e suscetíveis de se infiltrarem nos pulmões - baixou de 400 para 60 microgramas por metro cúbico, permitindo a reabertura das escolas e o fim da limitação no trânsito automóvel.

A poluição continua a afetar outras cidades do norte da China, sobretudo Shijiazhuang, capital da província de Hebei, onde o nível de concentração se mantém acima dos 500 microgramas por metro cúbico.

O nível máximo de concentração recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é 25 microgramas por metro cúbico.

Mais de vinte cidades do norte da China sofreram a pior vaga de poluição deste ano, até à data, que afetou 460 milhões de pessoas.

A China sofre frequentemente das piores vagas de poluição no mundo, devido à alta dependência do país da queima de carvão para produção de energia e produção industrial.

Lusa

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.