sicnot

Perfil

Mundo

Primeira estrada de painéis solares do mundo inaugurada em França

Ministra francesa para a ecologia e desenvolvimento sustentável durante a inauguração

© Benoit Tessier / Reuters

A primeira estrada de painéis solares do mundo foi esta quinta-feira inaugurada na Normandia, noroeste de França, um projeto ainda em fase de testes que poderá no futuro ser reproduzido em outros países.

Os painéis solares fotovoltaicos foram colocados num troço de um quilómetro à saída da pequena cidade de Tourouvre. O objetivo é que estes painéis solares, protegidos por uma camada de resina, produzam energia que permita garantir a iluminação pública de uma cidade de cinco mil habitantes, de acordo com a empresa responsável pelo projeto.

O projeto foi desenvolvido pela sociedade Colas, uma filial do grupo francês Bouygues, em parceria com o centro de investigação público CEA Tech.

Detalhe dos painéis solares que compõem a estrada

Detalhe dos painéis solares que compõem a estrada

© Benoit Tessier / Reuters

Os custos do projeto, na ordem dos cinco milhões de euros, foram cobertos com uma subvenção do Estado francês.

"É uma ideia genial, utilizamos um espaço que é usado para outra coisa e não ocupamos terras agrícolas em países densamente povoados", assegurou a ministra do Ambiente francesa, Ségolène Royal, na inauguração do troço.

O projeto foi testado durante vários meses em outros quatro locais em França, sempre em superfícies menores, como parques de estacionamento ou em frente de edifícios públicos.

A ideia francesa tem suscitado interesse em outros países. Na Holanda, uma ciclovia com painéis solares de 70 metros está a ser testada há dois anos a norte de Amesterdão.

Na Alemanha, esta solução energética está em fase de testes num pequeno troço de 150 metros perto da cidade de Colónia (oeste) e nos Estados Unidos, o estado do Missouri está a trabalhar na instalação de painéis numa pequena área perto da famosa "Route 66", a estrada que atravessa o território norte-americano.

Esta solução apresenta, no entanto, algumas desvantagens. Os painéis utilizados (e a forma como estão dispostos) produzem menos energia do que os painéis solares inclinados e o custo da eletricidade produzida é muito maior do que aquela gerada a partir de painéis solares instalados nos telhados.

Lusa

Ministra francesa para a ecologia e desenvolvimento sustentável durante a inauguração

Ministra francesa para a ecologia e desenvolvimento sustentável durante a inauguração

© Benoit Tessier / Reuters

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.