sicnot

Perfil

Mundo

Batalhão da polícia militar russa enviado para Alepo

Um batalhão da polícia militar russa foi deslocado na noite de quinta-feira para Alepo para garantir a segurança da segunda cidade síria e totalmente controlada pelo exército de Damasco, indicou hoje o ministro da Defesa russa Serguei Shoigu.

"Desde a noite de ontem [quinta-feira], deslocámos um batalhão da polícia militar nos territórios libertados [em Alepo] para manter a ordem", declarou Shoigu, citado num comunicado do Kremlin após uma reunião com o Presidente Vladimir Putin.

O dirigente russo definiu hoje a recuperação de Alepo pelas forças de Damasco como "um passo muito importante" em direção à resolução do conflito, que desde 2011 já provocou mais de 310.000 mortos.

O batalhão russo integra entre 300 e 400 soldados, referiu um responsável do comité para a defesa e segurança do Conselho da Federação (câmara alta do parlamento), Franz Klintsevitch.

"Trata-se de lançar as bases para um serviço de polícia na cidade libertada", afirmou à agência noticiosa Interfax.

O regime sírio anunciou na noite de quinta-feira ter retomado o controlo total de Alepo, na sua mais importante vitória militar face aos rebeldes desde o início da guerra civil em 2011, e possível graças ao apoio dos seus aliados russo, iraniano e das milícias do Hezbollah libanês.

Este anúncio surgiu no final de uma operação de retirada de dezenas de milhares de civis e combatentes, conduzidos para territórios controlados pelos rebeldes.

Este acordo foi patrocinado pela Turquia, principal apoiante dos rebeldes, a Rússia e o Irão, os principais aliados do regime de Bashar al-Assad.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.