sicnot

Perfil

Mundo

Sequestradores do avião líbio detidos, todos os passageiros em segurança

© Darrin Zammit Lupi / Reuters

Dois sequestradores desviaram um avião comercial líbio para Malta e ameaçaram fazer explodir duas granadas. As portas do avião foram abertas às 12:44 (hora de Lisboa), altura em que saiu o primeiro grupo de passageiros, composto por mulheres e crianças. Às 14h46, todos os passageiros e tripulantes tinham sido retirados e os sequestradores detidos.

Última atualização às 14:46

Um total de 109 pessoas foram entretanto libertadas do avião da companhia líbia Afriqiyah Airways,anunciou o primeiro-ministro maltês.

Um primeiro grupo de 25 mulheres e um bebé saiu do aparelho, um Airbus 320, pouco antes das 14:00 (13:00 em Lisboa), seguindo-se vários grupos, até ao total de 109 pessoas libertadas.

O avião tinha partido de Sebha, no sul da Líbia, com 111 passageiros e sete tripulantes.

O primeiro-ministro de Malta anunciou na rede social Twitter o início da retirada de passeiros.

Um trabalhador da Afriqiyah Airways afirmou que os sequestradores tencionam libertar os passageiros mas manter o piloto.

A bordo estão 118 pessoas, incluindo sete tripulantes, de acordo com fontes do Governo maltês à agência France Press.

Fontes do Governo maltês indicaram à AFP que existe apenas um sequestrador a bordo, que disse à tripulação estar na posse de uma granada, e que só libertaria os passageiros se as suas exigências -- não especificadas -- fossem satisfeitas.

A Líbia está mergulhada no caos desde a queda do ditador Muammar Khadafi em 2011.

  • João Galamba deixa de ser porta-voz do PS

    País

    João Galamba vai deixar de ser porta-voz do PS e de integrar a comissão permanente do partido. A nova porta-voz dos socialistas vai ser Maria Antónia Almeida Santos, que já integrava a comissão independente, órgão de direção política do PS.

  • Mariano Rajoy não vai convocar eleições antecipadas
    1:24

    Mundo

    O governo espanhol está por um fio por causa de um processo de corrupção a envolver dirigentes do PP. O PSOE apresentou uma moção de censura e o Ciudadanos pede eleições antecipadas. O chefe do governo, Mariano Rajoy, já disse que não vai convocar eleições.

  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.