sicnot

Perfil

Mundo

Sequestradores do avião líbio detidos, todos os passageiros em segurança

© Darrin Zammit Lupi / Reuters

Dois sequestradores desviaram um avião comercial líbio para Malta e ameaçaram fazer explodir duas granadas. As portas do avião foram abertas às 12:44 (hora de Lisboa), altura em que saiu o primeiro grupo de passageiros, composto por mulheres e crianças. Às 14h46, todos os passageiros e tripulantes tinham sido retirados e os sequestradores detidos.

Última atualização às 14:46

Um total de 109 pessoas foram entretanto libertadas do avião da companhia líbia Afriqiyah Airways,anunciou o primeiro-ministro maltês.

Um primeiro grupo de 25 mulheres e um bebé saiu do aparelho, um Airbus 320, pouco antes das 14:00 (13:00 em Lisboa), seguindo-se vários grupos, até ao total de 109 pessoas libertadas.

O avião tinha partido de Sebha, no sul da Líbia, com 111 passageiros e sete tripulantes.

O primeiro-ministro de Malta anunciou na rede social Twitter o início da retirada de passeiros.

Um trabalhador da Afriqiyah Airways afirmou que os sequestradores tencionam libertar os passageiros mas manter o piloto.

A bordo estão 118 pessoas, incluindo sete tripulantes, de acordo com fontes do Governo maltês à agência France Press.

Fontes do Governo maltês indicaram à AFP que existe apenas um sequestrador a bordo, que disse à tripulação estar na posse de uma granada, e que só libertaria os passageiros se as suas exigências -- não especificadas -- fossem satisfeitas.

A Líbia está mergulhada no caos desde a queda do ditador Muammar Khadafi em 2011.

  • Costa de Metro de Odivelas para Lisboa para relembrar corrida entre burro e Ferrari
    2:55

    Autárquicas 2017

    António Costa começou hoje o dia de campanha em Odivelas, para uma viagem de Metro até Lisboa, em que recordou a célebre corrida entre um burro e um Ferrari que protagonizou em 1993 quando foi canditado do PS à Câmara de Loures. Foi nesta cidade, onde ontem à noite, que desferiu um violento ataque a Pedro Passos Coelho, acusando-o de transformar o PSD num partido que não é digno de um Estado democrático.

  • O aeroporto de Beja, um "elefante branco" na planície alentejana
    4:33
  • Paciente há 15 anos em estado vegetativo consegue seguir objetos e mexer a cabeça

    Mundo

    Um homem de 35 anos, que ficou em estado vegetativo após um acidente de viação há 15 anos, deu sinais de consciência depois de lhe ter sido aplicada uma nova técnica de estimulação nervosa. Cirurgiões implantaram no paciente um pequeno aparelho que estimula o nervo vago, responsável pela ligação nervosa entre o cérebro e o resto do corpo. A intervenção aconteceu em França e a descoberta foi publicada na revista científica Current Biology.