sicnot

Perfil

Mundo

Sequestradores do avião líbio detidos, todos os passageiros em segurança

© Darrin Zammit Lupi / Reuters

Dois sequestradores desviaram um avião comercial líbio para Malta e ameaçaram fazer explodir duas granadas. As portas do avião foram abertas às 12:44 (hora de Lisboa), altura em que saiu o primeiro grupo de passageiros, composto por mulheres e crianças. Às 14h46, todos os passageiros e tripulantes tinham sido retirados e os sequestradores detidos.

Última atualização às 14:46

Um total de 109 pessoas foram entretanto libertadas do avião da companhia líbia Afriqiyah Airways,anunciou o primeiro-ministro maltês.

Um primeiro grupo de 25 mulheres e um bebé saiu do aparelho, um Airbus 320, pouco antes das 14:00 (13:00 em Lisboa), seguindo-se vários grupos, até ao total de 109 pessoas libertadas.

O avião tinha partido de Sebha, no sul da Líbia, com 111 passageiros e sete tripulantes.

O primeiro-ministro de Malta anunciou na rede social Twitter o início da retirada de passeiros.

Um trabalhador da Afriqiyah Airways afirmou que os sequestradores tencionam libertar os passageiros mas manter o piloto.

A bordo estão 118 pessoas, incluindo sete tripulantes, de acordo com fontes do Governo maltês à agência France Press.

Fontes do Governo maltês indicaram à AFP que existe apenas um sequestrador a bordo, que disse à tripulação estar na posse de uma granada, e que só libertaria os passageiros se as suas exigências -- não especificadas -- fossem satisfeitas.

A Líbia está mergulhada no caos desde a queda do ditador Muammar Khadafi em 2011.

  • Marcelo regressa à televisão ao domingo
    0:36

    Programas

    Um ano depois de ser eleito, entre o sucesso popular e o compromisso político, eis a primeira entrevista do Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa regressa à televisão ao domingo, para uma entrevista exclusiva no Jornal da Noite da SIC.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Oceanário de Lisboa dá formação sobre impacto da acumulação de plásticos nos oceanos
    2:37
  • Descarrilamento de comboio na Índia faz quase 40 mortos
    1:15

    Mundo

    Quase 40 pessoas perderam a vida e mais de 50 ficaram feridas, algumas em estado muito grave, num descarrilamento, no estado de Andhra Pradesh, no sudeste da Índia. O acidente aconteceu às de sábado e a esta hora as equipas de socorro ainda procuram cadáveres por entre os escombros do que resta do comboio.