sicnot

Perfil

Mundo

Hamas e Jihad Islâmica congratulam-se com resolução da ONU contra política de Israel

Os movimentos islamitas Hamas e Jihad Islâmica congratularam-se hoje com a resolução aprovada pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) contra os colonatos judeus e consideraram que é uma "mudança" na política da comunidade internacional.

"O Hamas dá as boas-vindas a esta resolução e congratula-se com mudanças positivas na postura da comunidade internacional que apoia os direitos dos palestinianos nos organismos internacionais", afirmou em comunicado o porta-voz do Hamas, Fauzi Barhum.

No referido comunicado, o Hamas exorta a comunidade internacional a fazer mais pela causa palestiniana e a pôr fim à ocupação israelita.

Por seu turno, Mushir al-Masri do movimento Jihad Islâmica considerou que esta resolução, que condena e declara ilegais os colonatos, reitera claramente a recusa do mundo à política de Israel.

A resolução, aprovada por 14 votos a favor, nenhum contra e uma abstenção, exige o cessar "imediato" e "completo" dos colonatos judeus em território ocupado e insiste que a solução para o conflito do Médio Oriente passa pela criação de um Estado palestiniano que conviva juntamente com Israel.

Contudo, esta via está em perigo devido à expansão dos colonatos, sublinha o comunicado, considerando que são "uma flagrante violação da lei internacional e um grande obstáculo para conseguir uma solução de dois estados, assim como uma paz justa, duradoura e completa".

Noutro comunicado, Daud Shihab, porta-voz da Jihad Islâmica, interpreta a resolução como "uma condenação clara às políticas de ocupação [israelita] e as agressões contra o povo palestiniano".

"É uma vitória palestiniana" e "um consenso dos países do mundo contra Israel e as suas políticas", considerou Shihab.

Lusa

  • "Não consigo dormir" quando o Sporting não ganha
    1:10

    Desporto

    Jorge Jesus é o convidado do Alta Definição deste sábado, na SIC. Veja aqui um excerto da entrevista do treinador do Sporting a Daniel Oliveira, onde Jesus revela que, depois de um mau resultado dos leões, não consegue dormir e chega mesmo a ligar para os adjuntos durante a madrugada.

  • Madjer irrita-se com pergunta de jornalista e sai em defesa de Mahrez
    0:41

    Desporto

    A vida de jornalista nem sempre é fácil. Às vezes, as perguntas irritam os entrevistados, como foi o caso de uma que envolveu o selecionador da Argélia e antiga estrela do FC Porto, Rabah Madjer. A questão até nem era para ele, mas Madjer decidiu responder pelo jogador, Riyad Mahrez, e não foi meigo com o jornalista.

  • Imprensa espanhola revela alegado mal-estar entre Ronaldo e Sérgio Ramos
    1:34

    Desporto

    A entrevista de Cristiano Ronaldo ao jornal francês L'Équipe está a ser tema de conversa um pouco por todo o mundo, mas em Espanha a imprensa prefere centrar atenções num suposto mal-estar entre o jogador português e o capitão de equipa, Sérgio Ramos. O treinador dos merengues, Zinédine Zidane, veio a público desmentir um mau relacionamento entre os dois.