sicnot

Perfil

Mundo

Quer saber por onde anda o Pai Natal?

© Pawel Kopczynski / Reuters

Um rastreador online do Pai Natal, feito por uma agência de Defesa americana e canadiana, traçou hoje o percurso feito em todo o mundo pelo velho de barbas e pelas suas prendas, cumprindo uma tradição desta época.

Desde 1995 que, na véspera de Natal, o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) acompanha a viagem anual de São Nicolau para entregar presentes às crianças.

A página de Internet interativa, em três dimensões (www.noradsanta.org), mostra por onde o Pai Natal passou, permitindo aos utilizadores obter informações sobre os lugares visitados.

Os dados estão disponíveis em oito línguas, nomeadamente a portuguesa, e também podem ser seguidos na rede social twitter, em @NoradSanta.

A página mostra o Pai Natal com a sua tradicional roupa vermelha e branca, a conduzir um trenó vermelho que vai recebendo etiquetas diferentes para indicar qual o país a ser sobrevoado no momento.

Ao mesmo tempo, um contador assinala o número de presentes entregues até agora - quase 1,4 mil milhões até 15:30, altura em que o Pai Natal se aproximou de Geraldton, na Austrália, mostrou o site do NORAD.

Depois de deixar o Pólo Norte de manhã cedo, o Pai Natal passou na Rússia, China e Japão antes de se dirigir para as Filipinas e Austrália.

A tradição de rastreamento do NORAD começou quando um anúncio num jornal do Colorado (Estados Unidos) publicou um número de telefone para as crianças ligarem ao Pai Natal que, erradamente, as conduziu para a linha direta daquela agência.

Para evitar desapontar os mais novos, o diretor da NORAD na altura, Harry Shoup, ordenou à sua equipa que verificasse o radar para saber onde o Pai Natal estava e atualizar as crianças sobre a localização.

Quando não está a espalhar a magia do Natal, a NORAD conduz operações de controlo aeroespaciais e marítimas.

Lusa

  • Pai Natal já partiu da Lapónia
    1:10

    Mundo

    O Pai Natal já partiu da Lapónia onde durante todo o ano prepara o dia 25 de dezembro. Na vila no norte da Finlândia o correio recebe anualmente cerca de meio milhão de cartas com pedidos e desejos. Com o aproximar da noite de hoje podem chegar às 32 mil por dia.

  • GNR só teve acesso às imagens das agressões em Alcochete 12 horas depois
    1:42

    Crise no Sporting

    A GNR não pôde visionar as imagens de videovigilância da Academia de Alcochete logo que chegou ao local. O sistema estava inoperacional, o que fez com que as imagens só fossem entregues quase 12 horas depois do ataque à equipa do Sporting. Entre as provas recolhidas, estão também impressões digitais e vestígios de sangue encontrados na zona do balneário.

  • Juiz considera que agressões em Alcochete foram "ato terrorista"
    1:59

    Crise no Sporting

    O juiz que decretou a prisão preventiva dos 23 detidos pelo ataque à Academia do Sporting considera que se tratou de um ato terrorista. Diz mesmo que os agressores tiveram um comportamento chocante e que perverte o espírito desportivo. Sete dos 23 detidos já foram condenados por outros crimes, mas não chegaram a pena de prisão.

  • Gonçalo Guedes: o menino franzino que jogava mais que os outros em Benavente
    8:47
  • A promessa que João Mário vai ter de cumprir se Portugal for campeão
    1:36
  • Aprovadas mudanças no acesso ao ensino superior

    País

    O Governo aprovou esta quinta-feira o decreto-lei que estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário, bem como os princípios orientadores da avaliação, voltando a nota de Educação Física a contar para a média de acesso ao ensino superior. No caso dos alunos do ensino profissional, são eliminados requisitos considerados discriminatórios no acesso ao ensino superior.

  • Universidade de Coimbra não retira Honoris Causa a Lula
    3:30
  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC