sicnot

Perfil

Mundo

Quer saber por onde anda o Pai Natal?

© Pawel Kopczynski / Reuters

Um rastreador online do Pai Natal, feito por uma agência de Defesa americana e canadiana, traçou hoje o percurso feito em todo o mundo pelo velho de barbas e pelas suas prendas, cumprindo uma tradição desta época.

Desde 1995 que, na véspera de Natal, o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) acompanha a viagem anual de São Nicolau para entregar presentes às crianças.

A página de Internet interativa, em três dimensões (www.noradsanta.org), mostra por onde o Pai Natal passou, permitindo aos utilizadores obter informações sobre os lugares visitados.

Os dados estão disponíveis em oito línguas, nomeadamente a portuguesa, e também podem ser seguidos na rede social twitter, em @NoradSanta.

A página mostra o Pai Natal com a sua tradicional roupa vermelha e branca, a conduzir um trenó vermelho que vai recebendo etiquetas diferentes para indicar qual o país a ser sobrevoado no momento.

Ao mesmo tempo, um contador assinala o número de presentes entregues até agora - quase 1,4 mil milhões até 15:30, altura em que o Pai Natal se aproximou de Geraldton, na Austrália, mostrou o site do NORAD.

Depois de deixar o Pólo Norte de manhã cedo, o Pai Natal passou na Rússia, China e Japão antes de se dirigir para as Filipinas e Austrália.

A tradição de rastreamento do NORAD começou quando um anúncio num jornal do Colorado (Estados Unidos) publicou um número de telefone para as crianças ligarem ao Pai Natal que, erradamente, as conduziu para a linha direta daquela agência.

Para evitar desapontar os mais novos, o diretor da NORAD na altura, Harry Shoup, ordenou à sua equipa que verificasse o radar para saber onde o Pai Natal estava e atualizar as crianças sobre a localização.

Quando não está a espalhar a magia do Natal, a NORAD conduz operações de controlo aeroespaciais e marítimas.

Lusa

  • Pai Natal já partiu da Lapónia
    1:10

    Mundo

    O Pai Natal já partiu da Lapónia onde durante todo o ano prepara o dia 25 de dezembro. Na vila no norte da Finlândia o correio recebe anualmente cerca de meio milhão de cartas com pedidos e desejos. Com o aproximar da noite de hoje podem chegar às 32 mil por dia.

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • "Quem me dera que a bancada do Estoril fosse com o c......"

    Desporto

    Depois da polémica no jogo entre Estoril-Praia e FC Porto, um cântico polémico da claque do Sporting sobre a bancada do estádio António Coimbra da Mota que obrigou à interrupção do jogo da passada segunda-feira. Tudo aconteceu durante um jogo do campeonato de hóquei em patins entre leões e dragões.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Registada em vídeo explosão de meteoro nos EUA
    0:42
  • "A Rússia não nos ajuda nada na Coreia do Norte"

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, condenou esta quarta-feira a postura da Rússia sobre a situação da Coreia do Norte, afirmando que o país está a minar os esforços internacionais em curso para isolar o regime de Kim Jong-Un.

  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.