sicnot

Perfil

Mundo

Tribunal do Vaticano publica sentença do caso Vatileaks 2

O Tribunal do Vaticano publicou hoje a sentença relativa ao caso da divulgação de documentos reservados, conhecido como "Vatileaks2", que condenou a 18 meses de prisão o padre Ángel Vallejo Balda.

A sentença, de 82 páginas, é publicada seis meses depois do final do julgamento, em julho último, que levou à condenação do sacerdote espanhol, a quem o papa Francisco concedeu uns dias de liberdade condicional, quando faltam sete meses para cumprir a pena, noticiou a agência noticiosa Efe.

Neste processo, que se iniciou a 24 de novembro do ano passado, estavam também implicados dois colaboradores de Vallejo Balda, na COSEA, a comissão criada pelo papa para analisar as contas do Estado do Vaticano, Francesca Chaouqui e Nicola Maio, e ainda os jornalistas que que publicaram os documentos em dois livros, Giankuigi Nuzzi e Emiliano Fitipaldi.

A francesa Francesca Chaouqui, que era relações públicas, foi condenada a dez meses de prisão, com pena suspensa, enquanto Nicola Maio foi absolvido, e os dois jornalistas não foram julgados por estarem fora da jurisdição daquele tribunal.

A sentença refere, aliás, a falta de jurisdição para poder julgar os dois jornalistas, já que nenhum deles "se enquadra nas categorias estabelecidas" para o pessoal da Santa Sé que se inclui nas leis emitidas por Francisco sobre os delitos de fuga de documentação.

Lusa

  • Papa Francisco ordena libertação de padre espanhol envolvido no Vatileaks

    Mundo

    O Papa Francisco ordenou a libertação do padre espanhol condenado por divulgar documentos oficiais do Vaticano, no caso que ficou conhecido como o Vatileaks Dois. Na prisão, desde que foi condenado a 18 meses de cadeia pelo tribunal do Vaticano, o monsenhor Angel Balda vai agora ser colocado em liberdade condicional, até ao final da pena que não é extinta.

  • Julgamento do caso Vatileaks 2 começou hoje
    1:42

    Mundo

    Começou hoje o julgamento do caso Vatileaks 2. Cinco suspeitos, entre eles um padre e dois jornalistas, são acusados de roubar e divulgar documentos financeiros confidenciais financeiros da Santa Sé. O próprio Papa Francisco já lamentou o roubo.

  • Seca contribui para a redução de nutrientes no mar e está a afetar a pesca
    2:11
  • Francisco George toma posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa

    País

    O ex-diretor-geral da Saúde, Francisco George toma hoje posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa. Em entrevista à Lusa, manifestou a intenção de criar uma unidade para abastecimento de água potável e redução dos problemas de saneamento em catástrofes como os incêndios deste verão. Além disso, em nome da transparência, vai tornar públicas as contas do organização, incluindo os donativos.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44