sicnot

Perfil

Mundo

Tribunal do Vaticano publica sentença do caso Vatileaks 2

O Tribunal do Vaticano publicou hoje a sentença relativa ao caso da divulgação de documentos reservados, conhecido como "Vatileaks2", que condenou a 18 meses de prisão o padre Ángel Vallejo Balda.

A sentença, de 82 páginas, é publicada seis meses depois do final do julgamento, em julho último, que levou à condenação do sacerdote espanhol, a quem o papa Francisco concedeu uns dias de liberdade condicional, quando faltam sete meses para cumprir a pena, noticiou a agência noticiosa Efe.

Neste processo, que se iniciou a 24 de novembro do ano passado, estavam também implicados dois colaboradores de Vallejo Balda, na COSEA, a comissão criada pelo papa para analisar as contas do Estado do Vaticano, Francesca Chaouqui e Nicola Maio, e ainda os jornalistas que que publicaram os documentos em dois livros, Giankuigi Nuzzi e Emiliano Fitipaldi.

A francesa Francesca Chaouqui, que era relações públicas, foi condenada a dez meses de prisão, com pena suspensa, enquanto Nicola Maio foi absolvido, e os dois jornalistas não foram julgados por estarem fora da jurisdição daquele tribunal.

A sentença refere, aliás, a falta de jurisdição para poder julgar os dois jornalistas, já que nenhum deles "se enquadra nas categorias estabelecidas" para o pessoal da Santa Sé que se inclui nas leis emitidas por Francisco sobre os delitos de fuga de documentação.

Lusa

  • Papa Francisco ordena libertação de padre espanhol envolvido no Vatileaks

    Mundo

    O Papa Francisco ordenou a libertação do padre espanhol condenado por divulgar documentos oficiais do Vaticano, no caso que ficou conhecido como o Vatileaks Dois. Na prisão, desde que foi condenado a 18 meses de cadeia pelo tribunal do Vaticano, o monsenhor Angel Balda vai agora ser colocado em liberdade condicional, até ao final da pena que não é extinta.

  • Julgamento do caso Vatileaks 2 começou hoje
    1:42

    Mundo

    Começou hoje o julgamento do caso Vatileaks 2. Cinco suspeitos, entre eles um padre e dois jornalistas, são acusados de roubar e divulgar documentos financeiros confidenciais financeiros da Santa Sé. O próprio Papa Francisco já lamentou o roubo.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.

  • "É um momento histórico para a independência energética"
    1:13

    Mundo

    Esta sexta-feira Donald Trump cumpriu mais uma promessa de campanha. O presidente norte-americano ordenou a construção do oleoduto Keystone, um projeto polémico rejeitado por Barack Obama e contestado pelos ambientalistas e pelos índios Sioux.  

  • Quando o cancro chega por mero acaso
    1:55

    Mundo

    Cerca de dois terços das mutações que ocorrem nas células cancerígenas devem-se ao acaso, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Em Portugal, o Diretor do Programa Nacional Doenças Oncológicas alerta para a importância de um diagnóstico precoce e um estilo de vida saudável como forma de reduzir a fatalidade.