sicnot

Perfil

Mundo

Tribunal do Vaticano publica sentença do caso Vatileaks 2

O Tribunal do Vaticano publicou hoje a sentença relativa ao caso da divulgação de documentos reservados, conhecido como "Vatileaks2", que condenou a 18 meses de prisão o padre Ángel Vallejo Balda.

A sentença, de 82 páginas, é publicada seis meses depois do final do julgamento, em julho último, que levou à condenação do sacerdote espanhol, a quem o papa Francisco concedeu uns dias de liberdade condicional, quando faltam sete meses para cumprir a pena, noticiou a agência noticiosa Efe.

Neste processo, que se iniciou a 24 de novembro do ano passado, estavam também implicados dois colaboradores de Vallejo Balda, na COSEA, a comissão criada pelo papa para analisar as contas do Estado do Vaticano, Francesca Chaouqui e Nicola Maio, e ainda os jornalistas que que publicaram os documentos em dois livros, Giankuigi Nuzzi e Emiliano Fitipaldi.

A francesa Francesca Chaouqui, que era relações públicas, foi condenada a dez meses de prisão, com pena suspensa, enquanto Nicola Maio foi absolvido, e os dois jornalistas não foram julgados por estarem fora da jurisdição daquele tribunal.

A sentença refere, aliás, a falta de jurisdição para poder julgar os dois jornalistas, já que nenhum deles "se enquadra nas categorias estabelecidas" para o pessoal da Santa Sé que se inclui nas leis emitidas por Francisco sobre os delitos de fuga de documentação.

Lusa

  • Papa Francisco ordena libertação de padre espanhol envolvido no Vatileaks

    Mundo

    O Papa Francisco ordenou a libertação do padre espanhol condenado por divulgar documentos oficiais do Vaticano, no caso que ficou conhecido como o Vatileaks Dois. Na prisão, desde que foi condenado a 18 meses de cadeia pelo tribunal do Vaticano, o monsenhor Angel Balda vai agora ser colocado em liberdade condicional, até ao final da pena que não é extinta.

  • Julgamento do caso Vatileaks 2 começou hoje
    1:42

    Mundo

    Começou hoje o julgamento do caso Vatileaks 2. Cinco suspeitos, entre eles um padre e dois jornalistas, são acusados de roubar e divulgar documentos financeiros confidenciais financeiros da Santa Sé. O próprio Papa Francisco já lamentou o roubo.

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Morreu Miguel Beleza

    País

    Miguel Beleza, economista e antigo ministro das Finanças, morreu esta quinta-feira de paragem cardio-respiratória aos 67 anos.

  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.