sicnot

Perfil

Mundo

Tribunal do Vaticano publica sentença do caso Vatileaks 2

O Tribunal do Vaticano publicou hoje a sentença relativa ao caso da divulgação de documentos reservados, conhecido como "Vatileaks2", que condenou a 18 meses de prisão o padre Ángel Vallejo Balda.

A sentença, de 82 páginas, é publicada seis meses depois do final do julgamento, em julho último, que levou à condenação do sacerdote espanhol, a quem o papa Francisco concedeu uns dias de liberdade condicional, quando faltam sete meses para cumprir a pena, noticiou a agência noticiosa Efe.

Neste processo, que se iniciou a 24 de novembro do ano passado, estavam também implicados dois colaboradores de Vallejo Balda, na COSEA, a comissão criada pelo papa para analisar as contas do Estado do Vaticano, Francesca Chaouqui e Nicola Maio, e ainda os jornalistas que que publicaram os documentos em dois livros, Giankuigi Nuzzi e Emiliano Fitipaldi.

A francesa Francesca Chaouqui, que era relações públicas, foi condenada a dez meses de prisão, com pena suspensa, enquanto Nicola Maio foi absolvido, e os dois jornalistas não foram julgados por estarem fora da jurisdição daquele tribunal.

A sentença refere, aliás, a falta de jurisdição para poder julgar os dois jornalistas, já que nenhum deles "se enquadra nas categorias estabelecidas" para o pessoal da Santa Sé que se inclui nas leis emitidas por Francisco sobre os delitos de fuga de documentação.

Lusa

  • Papa Francisco ordena libertação de padre espanhol envolvido no Vatileaks

    Mundo

    O Papa Francisco ordenou a libertação do padre espanhol condenado por divulgar documentos oficiais do Vaticano, no caso que ficou conhecido como o Vatileaks Dois. Na prisão, desde que foi condenado a 18 meses de cadeia pelo tribunal do Vaticano, o monsenhor Angel Balda vai agora ser colocado em liberdade condicional, até ao final da pena que não é extinta.

  • Julgamento do caso Vatileaks 2 começou hoje
    1:42

    Mundo

    Começou hoje o julgamento do caso Vatileaks 2. Cinco suspeitos, entre eles um padre e dois jornalistas, são acusados de roubar e divulgar documentos financeiros confidenciais financeiros da Santa Sé. O próprio Papa Francisco já lamentou o roubo.

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.