sicnot

Perfil

Mundo

Presidente sírio dá condolências a Putin pelas vítimas do acidente do avião Tu-154

O Presidente sírio, Bachar al-Assad, deu hoje as condolências ao homólogo russo, Vladimir Putin, pelas vítimas mortais do acidente do avião Tu-154, que caiu na última madrugada no mar negro com 92 pessoas a bordo e quando se dirigia à Síria.

A agência de notícias oficial síria, SANA, informou que al- Assad enviou uma mensagem a Putin na qual expressou uma "grande tristeza" pelos falecidos, que eram "queridos amigos que estavam a caminho da Síria para partilhar com os sírios a alegria das festas de Natal e pela vitória em Alepo".

O mandatário sublinhou que a "Síria e a Rússia são sócios na luta contra o terrorismo e partilham alegrias e penas", segundo a agência.

Bachar al-Assad também apresentou as condolências às famílias e a todo o povo russo.

No avião acidentado viajavam militares, nove jornalistas russos e 64 membros do coro e conjunto de dança Alexándrov, do Exército russo, que iam participar nas festividades de Ano Novo na base aérea síria de Jmeimim, onde a Rússia tem destacados aviões de guerra.

Entre os passageiros também se encontrava a presidente da fundação "Ajuda Justa", Elizaveta Glinka, uma conhecida filantropa russa que acompanhava um carregamento humanitário destinado a um hospital sírio.

A Rússia intervém no conflito sírio a favor do Governo de Damasco e desde 30 de setembro de 2015 tem levado a cabo uma campanha de bombardeamentos no país árabe.

Esta semana, o presidente sírio agradeceu o apoio russo para a "libertação" da cidade de Alepo (norte).

Lusa

  • Confrontos entre adeptos do Benfica e do SC Braga
    5:33

    Desporto

    Os adeptos do Benfica e do Sporting de Braga envolveram-se em confrontos num parque de estacionamento nas imediações do Estádio do Braga. O tumulto ocorreu por volta das 17:30 da tarde. O repórter da SIC Miguel Mota esteve no local onde contou o que aconteceu.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.