sicnot

Perfil

Mundo

Presidente sírio dá condolências a Putin pelas vítimas do acidente do avião Tu-154

O Presidente sírio, Bachar al-Assad, deu hoje as condolências ao homólogo russo, Vladimir Putin, pelas vítimas mortais do acidente do avião Tu-154, que caiu na última madrugada no mar negro com 92 pessoas a bordo e quando se dirigia à Síria.

A agência de notícias oficial síria, SANA, informou que al- Assad enviou uma mensagem a Putin na qual expressou uma "grande tristeza" pelos falecidos, que eram "queridos amigos que estavam a caminho da Síria para partilhar com os sírios a alegria das festas de Natal e pela vitória em Alepo".

O mandatário sublinhou que a "Síria e a Rússia são sócios na luta contra o terrorismo e partilham alegrias e penas", segundo a agência.

Bachar al-Assad também apresentou as condolências às famílias e a todo o povo russo.

No avião acidentado viajavam militares, nove jornalistas russos e 64 membros do coro e conjunto de dança Alexándrov, do Exército russo, que iam participar nas festividades de Ano Novo na base aérea síria de Jmeimim, onde a Rússia tem destacados aviões de guerra.

Entre os passageiros também se encontrava a presidente da fundação "Ajuda Justa", Elizaveta Glinka, uma conhecida filantropa russa que acompanhava um carregamento humanitário destinado a um hospital sírio.

A Rússia intervém no conflito sírio a favor do Governo de Damasco e desde 30 de setembro de 2015 tem levado a cabo uma campanha de bombardeamentos no país árabe.

Esta semana, o presidente sírio agradeceu o apoio russo para a "libertação" da cidade de Alepo (norte).

Lusa

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52